quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ficções

Reality Check: Disponível gratuitamente no Smashwords, este conto antigo de David Brin apresenta uma visão muito pessimista das tecno-utopias. Leva-nos a um futuro singularitário e pós-humano, onde os habitantes preferem mergulhar no ópio ilusório das simulações do que lutar pelo progresso. É uma variante intrigante do conceito de conflito como faísca do progresso tecnológico e social, com uns pózinhos intrigantes da teoria que o universo em que vivemos poderá ser uma simulação.

The Unsafe House: Bruce Sterling a misturar Cli-Fi com distopia hipermoderna contemporânea. Vinheta em forma de diálogo, entre um narco-traficante envelhecido que busca, junto de um agente da lei, encontrar uma forma de terminar os seus dias em paz bucólica. De caminho vai sendo traçada uma visão desoladora de um futuro devastado pelo aquecimento global

Nana Neném: Um curioso conto de terror com sabor tropical. Nas profundezas da amazónia a terra vinga-se das sevícias de uma empresa madeireira com extremo prejuízo. Vítimas transformadas em jacaré zombie, carnificina generalizada e uma metamorfose de maldição. O terror gore dissolve-se nos mitos tropicais numa história que não poupa no grand guignol, do brasileiro Newton Nitro.