sábado, 22 de novembro de 2014

Wushu

Aquele momento na estrada, algures entre Alhandra e Vila Franca de Xira, em que deparo com um programa de rádio com lições de chinês. Começou muito pedagógico, com a revisão da matéria da aula anterior. Lá se ouviam umas frases pausadas em chinês, e as correspondentes em português. E aí caiu-me o queixo, ao ouvir o sotaque sino-lusitando da locutora a ensinar como pronunciar correctamente em Chinês coisas tão úteis como a menina quer dançar, vamos beber um copo, a menina é muito bonita e vamos jantar um dia destes?

Nada como ouvir uma aula de chinês que nos ensina frases de engate para quebrar o tédio da estrada.Com esta lição já posso tentar engatar as empregadas da próxima loja chinesa onde entrar. Com sorte ainda encontro os irmãos e primos, hábeis praticantes de wushu ou pelo menos conhecedores profundos da arte templária de Shaolin, que me irão entranhar a cultura chinesa intimamente em todos os meus ossinhos.

2 comentários:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Também a ouço de vez em quando: é a Rádio Íris, de Samora Correia. Que foi comprada por chineses.

artur coelho disse...

Acho a ideia gira, honestamente. mas fiquei siderado com as frases de engate saídas de um guia lingúistico berlitzer dos ano 40...