sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ficções


Feathers #01: Uma belíssima surpresa da editora Ave Rara: um webcomic gratuito que, nas suas palavras, servirá de teaser para projectos de maior fôlego ou mostruário do que se faz de bom na BD portuguesa de vanguarda. É significativo que o seu primeiro número tenha sido dedicado ao horror, com Last Supper  a despertar o apetite para o prometido Lugar Maldito. O argumento de André Oliveira assenta no mais clássico do terror, aquele que questiona a percepção do foco narrativo, e o traço expressionista de Pepedelrey sublinha a ambiência negra da história. Um excelente arranque para esta edição digital do trabalho dos estúdios Ave Rara.

Pele de Escrava: Um conto de requintes de dramatismo macabro, onde uma jovem escrava, objecto de desejo de um lúbrico e desprezível senhor de terrenos, é utilizada como instrumento de vingança pelas almas de escravas anteriores. Os gostos do senhor terminavam no assassínio das jovens, e esta escrava não tem uma sorte melhor, apesar de conseguir vingar os desmandos. Aprisionadas nos reflexos de um espelho, são libertadas pelo seu estilhaçar às mãos de uma velha escrava que talvez seja a verdadeira instigadora da vingança. Conto de absolutos narrado num estilo suave e intimista de Carina Portugal.

Vila de Cobres: Sob o brilho a cobre polido do steampunk corre uma história de desejos esmagados que culmina num acto de violência. Um engenheiro, eterno filho das classe inferiores britânicas, procura num portugal transformado por uma revolução industrial que nunca aconteceu o reconhecimento social que lhe escapa na Inglaterra de aristocracias impenetráveis. Arruína-se ao deixar-se levar pelo desejo, porque, enfim, esta não é uma história de amor. É particularmente interessante a descrição de um porto de Lisboa pejado de elegantes navios a vapor neste conto de Olinda Gil.