segunda-feira, 14 de abril de 2014

Comics


Coffin Hill #07: Era o título que eu pensava ser menos prometedor neste insuflar de novo fôlego na DC-Vertigo. Se Trillium foi genial e Sandman Overture corresponde às expectativas, Hinterkind vai acumulando criaturas na esperança de captar a atenção dos fãs de comics estilo Fables e Federal Bureau of Physics, apesar de ter umas ideias interessantes e se basear na normalidade das realidades distorcidas, não consegue agarrar-me como leitor. Já Coffin Hill prometia não passar de uma história de terror em contornos clássicos, com famílias misteriosas, bosques assombrados e bruxas dilaceradas por dilemas existenciais. De facto não passa daí, mas vai-se adensando com uma notável solidez literária evocativa do espírito da literatura de horror. A série tem sabido manter o interesse e a consistência ao longo das suas edições.


East of West #11: Chineses na Califórnia. Confederados do Sul. Texanos republicanos. Norte federado. Reino dos escravos negros libertos que dominam o petróleo. O que é que faltava no weird wild west de Hickman? Os índios, já que variantes de cowboys há e de sobra. Ei-los chegados, com os seus toucados cibernéticos para um conclave decisivo desta realidade alternativa que procurar colapsar-se sobre si própria.


Flash Gordon #01: Adivinharam. Editado pela Dynamite, que se especializa em recuperar os personagens clássicos. Nada de novo por aqui, mas não consigo deixar passar despercebido o toque lovecraftiano destes krakens gigantes que ameaçam a nave de Flash na sua fuga aos soldados do impiedoso Ming.


Captain Marvel #02:  Space opera com... gatinhos? Esta nova iteração da Capitã Marvel não tem medo das aventuras no espaço à moda antiga. Mas isto de ser dona de um gato mal humorado é uma chatice. Ninguém na Terra quis enfrentar as unhas afiadas deste felino. Resta à capitã enfrentar os perigos do espaço profundo com o seu gatinho ao lado. E ter de aturar um membro dos Guardiães da Galáxia que tem uma alergia especial a gatos, mitigada por tiroteios na direcção geral dos bichos.