segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Comics


The Manhatthan Projects #17: Para começar o ano não há melhor do que a insanidade indiscriminada de Hickman nesta série. Não vale muito a pena tentar situar a história. Digamos que Oppenheimer conseguiu aprisionar os restantes cientistas, mas não contou com um monstro alienígena existencialista de cérebros múltiplos independentes capturado por Einstein nas suas tentativas de aprimorar o código genético humano a partir de ADN de espécies extra-terrestres. Se lerem esta frase e não sentirem vontade de mergulhar no mundo de ironia surreal da série, enfim, que mais posso dizer? Que se lixe a ciência porque tenho uma metralhadora?


Dead Boy Detectives #01: Para além das páginas de The Sandman estes simpáticos detectives fantasmas não tem tido bom tratamento às mãos da Vertigo. Estão normalmente restritos a histórias curtas em antologias que não lhes fazem justiça. Peguei nesta nova série com alguma apreensão, uma vez que o historial não é famoso, mas a impressão está a ser boa. A redescoberta dos personagens está feita com muito cuidado e a promessa é de colisões com o mistério que se oculta por detrás das paredes do tétrico colégio onde os nossos heróis foram vitimizados por agressores adolescentes.


Legenderry #01: O que vale é que a Dynamite espreme bem os personagens cuja propriedade intelectual adquire. Desta vez prometem a junção de personagens como Vampirella, Green Hornet, Flash Gordon e Red Sonja numa aventura steampunk. E que se danem as verosimilhanças ou continuidades narrativas entre uma bárbara protohistórica, um herói vintage, a vampira sensual ou o mais icónico dos heróis espaciais. É steam, e está muito bem ilustrado. O latão e as engenhocas de estilo vitoriano abundam, e nem os dirigíveis ficam esquecidos.


The Twilight Zone #01: Outra característica da Dynamite é que aposta sempre em valores seguros. Desta vez trás de regresso a clássica Twilight Zone, com Straczinsky a escrever. O horror irónico que caracteriza a série está bem transposto para as páginas dos comics com uma história onde um administrador corrupto se transforma noutra pessoa para fugir à justiça com o auxílio de uma empresa especializada em safar os piores criminosos das luzes da ribalta.