terça-feira, 2 de março de 2010

Stepping into Virtual Reality

Mario A. Gutiérrez, Frédéric Vexo, Daniel Thalmann (2008). Stepping into Virtual Reality. Londres: Springer Verlag

Assunto/Sinopse/Resenha:
Guia introdutório aos principais conceitos de realidade virtual. Introduz conceitos elementares (imersão, presença) e uma resenha histórica do desenvolvimento de sistemas de RV (inicia com o sensorama de Heilig e o Sketchpad de Sutherland).

Descreve componentes dos sistemas de RV: Gráficos por computador, envolvendo sistemas de coordenadas, vectores, transformações e matrizes, representações e projecções; modelação 3D (representação geométrica, curvas e superfícies); renderização (iluminação, texturas e métodos). Inclui descrições matemáticas de cada elemento. Refere a animação por computador, centrando-se na captura de movimentos e animação por fotograma-chave.

Analisa os componentes de mundos virtuais: personagens virtuais (texturas, animação e movimento, animação facial, autonomia e simulação de multidões); arquitectura de sistemas de realidade virtual e técnicas de realidade mista.

Refere elementos de interface de realidade virtual: sistemas de visionamento (HMDs CAVEs, ecrãs), som, toque (data gloves e sistemas hápticos), cheiro e gosto.

Descreve aplicações: médicas (cirurgia virtual, terapia, anatomia), culturais (recriações de espaços arqueológicos); e outras aplicações – simulação de veículos, CAD e entretenimento.

Citações:

3D rendering is the process of generating 2D projections of 3D shapes, taking into account the effects of color, light, surface, and other characteristics of the shapes. If we want them to be believable and visually appealing, 3D shapes should be colored, reflect light when illuminated, cast shadows, and so on. (p:45)