segunda-feira, 1 de março de 2010

The Fathom Project: Making 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom

Moar, M., Bailey, F. (2004). The Fathom Project: Making 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom

Resumo do projecto Fathom sucessor do projecto Vertex. Criação de mundos virtuais como projecto de actividade escolar, envolvendo diferentes componentes do currículo.
Avanço sobre o projecto vertex. Inclui parceria com instituição museológica, modificou softwares utilizados: anima8or, adobe atmosphere, active worlds. Utiliza modelo de intervenção desenvolvido no vertex com 6 etapas: planificação, familiarização, concepção, criação de modelos 3D, criação de mundos, reflexão/avaliação.
Resultados:
- integração curricular de projectos
- exploração das capacidades de modelação 3D das crianças
- dificuldades: importação de texturas, deformação de malhas poligonais e alinhamento de formas em espaço 3D.
- infraestrutura tecnológica
- falta de capacidades de modelação 3D nos professores.
Citações:

Digital imaging, video and sound editing, multimedia authoring and even word processing were once activities carried out by a small number of specialists, but are now being undertaken in schools. As computer processing speed increases and interfaces are refined, it is likely that 3D modeling skills will extend to a wider population and that 3D world building will become a practical proposition in many primary classrooms. (p:6)