Dethe Elza (20005). XML Matters: The Web ain't just for 2D any more
- Apesar da falha na implementação alaragada do vrml na internet, o X3D tornou-se uma norma iso com implementações em desenvolvimento, tem um concorrente na tecnologia XGM (OpenGl/XML), a aplicação 3D Blender exporta para X3D. Terá chegado finalmente a era do 3D no browser, podendo ser integrada com outros dialectos XML (XHTML e SVG)?
- VRML: tentativa de juntar realidade virtual e internet, com limitações quando surgiu – hardware ainda não preparado, implementações raras de gráficos 3d e incompletas/incompatíveis, poucas implementações de vrml: falha na sua implementação.
- X3D: reescrita do vrml para tirar vantagem do XML, aproveita avanços em hardware e OpenGL. Boa performance, renderiza cenas 3D em tempo real sem sobrecarga de um raytracer (graças ao OpenGL).
- Implementações de vrml: GeoVRML – mapeamento de topografia; H-Anim – modelação e animação de figuras humanóides em VRML. Incluídas na norma X3D.
- Perfis: interchange – geometria, textura, iluminação, animação, trasferência entre aplicações; interactive – luz adicional, nós de tempo e sensores (interacção no ambiente 3D); immersive: audio, colisões, nevoeiro, scripts; full – nurbs, h-anim, geoespacial.
- Aplicações: cad, imagem médica, simulações, com potencial para visualização de dados, prototipagem, entretenimento e jogos.