quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Growing Up Digital

John Seely Brown (2000). Growing Up Digital

- a internet como paradigma de tecnologia transformativa, similar a outras tecnologias que desempenharam o mesmo papel mas gerando transformação mais rápida e abrangente à escala global;
- digital como meio de consumo e criação, potenciador de inteligência múltipla (como ferramenta de trabalho utilizável pelas várias formas de pensamento), como espaço de acção colaborativa;
- evolução do conceito de literacia: agora envolvendo leitura, visualização, multimédia; aprendizagem como permanente descoberta baseada online; aprendizagem em acção, alimentando-se de colaboração e experimentação em tempo real;
- dimensões de conhecimento – explícito (informação) e tácito (intuição baseada na experiência prática); digital como forma de potenciar aprendizagem de conhecimento tácito: aprender a agir, retirando informação pertinente;
- construção colaborativa de conhecimento experiencial (aprendizagem através de construção de narrativas); aprendizagem cognitiva: aprender a fazer, recuperando informação aplicando-a de acordo com uma evolução de capacidade prática que se reforça na partilha com elementos mais experientes;
- mudança no foco da tecnologia de apoio ao indivíduo para apoio à construção de comunidades (interessante, em 2000, prefigura as redes sociais e comunidades de prática contemporâneas – 2010).

Conceitos/Palavras-chave:

Citações:
with the Web, we suddenly have a medium that honors multiple forms of intelligence—abstract,
textual, visual, musical, social, and kinesthetic. As educators, we now have a chance to construct a medium that enables all young people to become engaged in their ideal way of learning. The Web affords the match we need between a medium and how a particular person learns. (p:2)

Now, with incredible amounts of information available through the Web, we find a “new” kind of learning assuming pre-eminence—learning that’s discovery based. (p:3)

Learning becomes situated in action; it becomes as much social as cognitive, it is concrete rather than abstract, and it becomes intertwined with judgment and exploration. As such, the Web becomes not only an informational and social resource but a learning medium where understandings are socially constructed and shared. In that medium, learning becomes a part of action and knowledge creation. (p:3)