Diana Oblinger (2006). Simulations, Games, and Learning
Controvérsia: jogos parecem ter pouco a ver com educação. Jogos contemporâneos complexos, requerem colaboração, desenvolvimento de estratégias e insights. Discussão sobre jogos não envolve experiências de educadores. Tipologias: aventura, puzzle, role-play, estratégia, desporto, fps. Prevalência de jogos nos vários escalões etários.
Jogos complexos: role Play, simulação, aquisição de conhecimentos, colaboração em rede.
Ambientes de aprendizagem efectivos: atributos de jogos – socialização (espaços de comunidade); pesquisa (aprendizagem de requisitos para jogo); resolução de problemas (saber que conhecimento aplicar para resolver situação de jogo); transferência (aplicação de outros conhecimentos); experiência.
Jogos/escola: estratégias eficazes de estimulação de aprendizagens – memorização, reconhecimento de padrões, mobilização de factos, rapidez de resposta, processamento visual, promoção de hipóteses, resolução de problemas.
Questões logísticas: acessibilidade, custos, disponibilidade de hardware.