Cynthia Calongne (2008). Educational Frontiers: Learning in a Virtual World
- Espaços virtuais como espaços de interacção rica para estudantes: podem incluir palestras, projectos, estudos de caso, exames e laboratórios, de forma síncrona e assíncrona. Difere de LCMS pela utilização de avatares e ambiente gráfico 3D.
- Orientação: interacção em ambientes virtuais complexa – aulas introdutórias, demonstração de potencialidades, orientação.
- Espaços de aula são visualmente diferentes dos tradicionais e permitem maior nível de interacção entre participantes. Permitem criação de objectos 3D. Estratégia de aprendizagem social: personalizar avatar, explorar o espaço, partilhar informação, observar conteúdo 3D, utilizar/interagir com conteúdo 3D, criar um projecto, entregar o projecto, avaliar e receber feedback.
- salas virtuais oferecem variedade de informação em vários media, possibilitando aos alunos diversas formas de experimentar e aprender.
- estimulam troca de informação e participação activa.
- não substituem locais tradicionais de aprendizagem: complementam e extendem as possibilidades de aprender, apoiando diferentes estilos de aprendizagem e dando oportunidades de exploração livre ou guiada.