Mariluci Braga (2001). Realidade Virtual e Educação
- RV: simuladores de voo (anos 40), Sensorama (Heilig). RV: alta tecnologia para convencer utilizador que está noutra realidade, promovendo envolvimento (Pimentel, 95); rV: interface homem-máquina simula ambiente realista permitindo interacção (latta 94).
- Aplicações: entretenimento; saúde, economia; treino; educação.
- Características: imersividade, intensidade, interactividade, ilustração, informação.
- Elementos: imersão/interacção/envolvimento.
- tipos: sistemas de imersão; realidade virtual em segunda pessoa; telepresença; desktop 2D ou 3D.
- Ambiente virtual: envolve RV e outras tecnologias multimédia.
- VRML: linguagem acessível.
- Educação: explorar, descobrir, construir, manipulação do virtual. Ambientes por etapas; imersão em vivências múltiplas.
Valências: motivação, poder de ilustração, níveis de análise, acessibilidade, experimentação, adaptação a ritmos e estilos de aprendizagem, interacção e participação activa.