Mitchel Resnick (1996). Distributed Constructionism.
- conceito de construcionismo distribuído: utilizando redes de computadores para apoiar alunos em trabalho cooperativo e colaborativo, eficaz no desenvolvimento de comunidades de construção de conhecimento.
- estratégias de utilização de computadores na educação: distribuição de informação/instrução; pesquisa de informação para construção de conhecimento. Terceira via: construção comunitária de conhecimento.
- Construcionismo distribuído: baseado no construcionismo (papert) – teoria de aprendizagem e estratégia de ensino. Aprendizagem como processo activo de construção de conhecimento através de experiência (construtivismo – Piaget); eficácia na construção de conhecimento com envolvimento em produtos significativos. Construcionismo distribuído: estende teoria, focalizando na cooperação/colaboração. Redes de computador podem apoiar actividades em três grandes vertentes: discussão de construções (ferramentas de discussão para partilha de ideias, estrategias e pontos de vista), partilha de construções (partilha e reutilização de conteúdos elaborados), colaboração em construções (colaboração em actividades em tempo real).