Mitchel Resnick (2006). Computer as Paintbrush: Technology, Play, and the Creative Society
- computadores como mais do que máquinas de informação: meios de expressão criativa;
- aprender brincando: brincar com elementos, conceitos, de forma exploratória, atitude conducente a criatividade baseada em conhecimento
- aprendizagem mais eficaz quando baseada em mais do que interação, baseada em construção activa e criativa.
- formas de potenciar uso da tecnologia em aprendizagem critativas:
Personalizar: envolver os interesses pessoais na construção de projectos;
Diferentes caminhos e estilos: desenvolver projectos que envolvam grupos e formas distintas de trabalho;
Utilizar o habitual de formas pouco habituais: repensar paradigmas.
- transição da era industrial para a era da criatividade: sociedade da informação e conhecimento com criatividade como competência essencial para agir na nova sociedade.
Conceitos/Palavras-chave:
Citações:
Children have many opportunities to interact with new technologies – in the form of video games, electronic storybooks, and “intelligent” stuffed animals. But rarely do children have the opportunity to create with new technologies, (p:4)