O maior risco está no experimentar, no procurar novas formas de expressão, no dominar velhos materiais de formas inovadoras ou explorar novos materiais. Perdemos a rede de segurança dos resultados esperados, por vezes as coisas correm mal, boa parte dos resultados são desesperantes. Mas a alegria e o gosto dos alunos no acto de experimentar são recompensadores. E com perserverança a coisa vai lá.
Este antigo anuncio da Lego mostra bem onde quero chegar. O que é é bonito. Constrói-se e cria-se pelo gosto de criar e construir, não para montar um modelo pré-definido que agrada ao olhar do adulto. Com o tempo, cria-se o gosto de saber, afinam-se as competências, e o que é começa a assumir formas e estéticas.
Do ponto de vista de um professor, é mais simples aplicar modelos formais. Mostram-se os resultados esperados, e garantem-se algumas aulas tranquilas enquanto os alunos laboram nos passos de trabalho. No final grande parte dos resultados conforma-se com o esperado. Experimentar é mais complexo, em particular quando meios de expressão digital estão envolvidos. Há que dominar a tecnologia, combater o medo do erro, saber quando se afastar para que a experimentação seja livre, estar atento para intervir no momento certo, ajudando o aluno a construir activamente o seu conhecimento de forma autónoma (que não significa de todo "toma lá os elementos e agora constrói-te"). É cansativo ao ponto da exaustão. É desanimador quando os resultados iniciais não vão tão longe ou não são tão belos como se gostaria. É muito recompensador quando se vê o esforço que os alunos fazem de livre vontade, quando se vêem as aprendizagens no entusiasmo que colocam no desenrolar do trabalho e no gosto pelos resultados... mesmo quando sejam apenas "coisas".
(As imagens representam: primeira experiência de um aluno no Google Sketchup, com experiência prévia no Avatar Studio e Bryce; primeira experiência de uma aluna no Doga L3, experiência prévia no Avatar Studio, Bryce e Google Sketchup. Cada passo representa uma evolução. O anúncio da Lego saiu de um post no Make:.


