sábado, 16 de janeiro de 2010

VRML as means of expressive 4D illustration in CAM education

Nikolay Avgoustinov (2000). VRML as means of expressive 4D illustration in CAM education.

Possibilidade de utilizar simulação em VRML como substituto para softwares de CAD/CAM em contextos científicos, educativos ou industriais. Desenvolvimento de um processo de simulação em VRML/java de máquinas-ferramenta numericamente controladas. Premissas: permitir processos de tentativa e erro sem riscos de segurança/custos; simulação realista do ambiente de utilização; possibilidade de causar erros de fabricação intencionais para melhor compreender processos; compreender o fluxo de informação entre CAD (design) – CAM (manufactura) – NC (construção); permitir simular o processamento de uma peça/fluxo de trabalho a partir de mudanças no código; simulação de diferentes cenários. Processo: visualização estática (modelação 3D), modelação de ferramentas, modelação dinânica de caminhos (animação); modelação de processos. As metodologias, técnicas, modelos e algoritmos desenvolvidos encontram aplicação na simulação de situações específicas deste género de equipamentos.

Citações:

The developed methods, techniques, algorithms and libraries can be used not only in (distant) education, but also as a means for proof-test (cf. [6]), for research, consulting services (e.g., in advisory boards or information centers) and as means of advertisement. The approach is extremely flexible and hardware-independent. Unique features are the possibility to use geometry from different sources and formats and to compose parameterized scenarios.