Nikolay Avgoustinov (2000). VRML as means of expressive 4D illustration in CAM education.
Possibilidade de utilizar simulação em VRML como substituto para softwares de CAD/CAM em contextos científicos, educativos ou industriais. Desenvolvimento de um processo de simulação em VRML/java de máquinas-ferramenta numericamente controladas. Premissas: permitir processos de tentativa e erro sem riscos de segurança/custos; simulação realista do ambiente de utilização; possibilidade de causar erros de fabricação intencionais para melhor compreender processos; compreender o fluxo de informação entre CAD (design) – CAM (manufactura) – NC (construção); permitir simular o processamento de uma peça/fluxo de trabalho a partir de mudanças no código; simulação de diferentes cenários. Processo: visualização estática (modelação 3D), modelação de ferramentas, modelação dinânica de caminhos (animação); modelação de processos. As metodologias, técnicas, modelos e algoritmos desenvolvidos encontram aplicação na simulação de situações específicas deste género de equipamentos.
Citações:
The developed methods, techniques, algorithms and libraries can be used not only in (distant) education, but also as a means for proof-test (cf. [6]), for research, consulting services (e.g., in advisory boards or information centers) and as means of advertisement. The approach is extremely flexible and hardware-independent. Unique features are the possibility to use geometry from different sources and formats and to compose parameterized scenarios.