sábado, 16 de junho de 2007

Leituras

BBC | Pluto status suffers another blow Depois de ter sido despromovido da liga dos planetas, Plutão ainda está a sofrer a ignomínia de não ser considerado o maior dos planetas anões - Éris, o corpo celestial que causou a reformulação, tem massa superior à de Plutão. Pobre rei dos infernos... Assim é a ciência no seu melhor, sem certezas. Cada nova observação melhora a percepção e altera a verdade estabelecida, em evolução contínua.

The New York Times | Sri Lanka's scars trace lines of war without end Na mítica Taprobana camoniana a realidade é uma de guerra civil violenta e prolongada entre os Tamils e governo cingalês pela independência da península de Jaffna. É uma guerra suja, que já dura há décadas - os Tamils são famosos por terem inventado o míssil teleguiado dos pobres, o bombista suicida, muitos anos antes deste bárbaro artifício de guerra ser utilizado pelos grupos terroristas islâmicos (e pelo exército iraniano, que travou os tanques iraquianos à custa de adolescentes carregados de dinamite). A guerra não parece ter fim, com sucessivos cessar-fogos a colapsarem em mais um ataque governamental ou em mais um atentado rebelde.

The New York Times | Driver not included in this performance test Quando o primeiro DARPA Grand Challenge foi levado a cabo, os resultados não foram animadores. A iniciativa visava atribuir um prémio ao primeiro veículo capaz de percorrer um percurso no deserto, de forma autónoma, mas nenhum dos concorrentes foi muito mais longe do que a linha de partida. Dois anos depois, pelo menos cinco veículos robotizados chegaram ao fim do percurso, e agora o desafio é maior: criar um veículo autónomo capaz de circular em ambiente urbano. O objectivo da DARPA é dotar dentro de alguns anos as forças armadas americanas de veículos militares que se conduzem a si mesmos no campo de batalha. As empresas, cientistas e centros de pesquisa que convergem nos projectos do Grand Challenge estão a desenvolver novas tecnologias que encontrarão aplicações industriais futuras. Os dias em que a viagem de carro para o emprego poderá ser passada a ler o jornal enquanto o carro conduz sozinho já estão sobre o horizonte.