domingo, 15 de abril de 2007

...



Descobri recentemente o programa DoGA-L1, um fabulosamente simples programa de modelação 3D desenhado precisamente para familiarizar os "caloiros" no 3D com os conceitos e modos de trabalho. O módulo L-1 é muito básico, consistindo apenas de peças que podem ser montadas como legos. O resultado final pode ser exportado em várias extensões, algumas das quais o Bryce reconhece. Esta máquina voadora foi montada no DoGA, exportada com a extensão .dxf (ficheiro CAD) e importada para o Bryce, para trabalho de materiais, texturas e ambientes. Escusado será dizer que se eu estou contente, os meus alunos estão a delirar. Ao fim de um minuto de explicações, é vê-los a criarem robots, aeronaves ou animais no DoGA. Resta-me apenas explorar os módulos L-2 e L-3, que aprofundam os conceitos da modelação/animação 3D. Entretanto, vou-me divertindo a construir máquinas voadoras.

O DoGA, claro, é freeware. Experimentem. Garanto que é muito divertido.