domingo, 15 de abril de 2007

Leituras

Guardian | The stench of a wrong Tudo vale, hoje em dia. No nosso mundo complexo, na nossa sociedade implacável que nada parece poupar, nesta tenebrosa máquina social que construímos e que nos engole, tornando-nos menos que humanos, não parece haver lugar para ideiais elevados. É, por isso, mais importante do que nunca não perder o sentido de ética dentro de nós.

Guardian | This is what the clash of civilisations is really about A triste verdade é que gostamos de certezas; não gostamos de graus de cinzento, preferimos a dicotomia do preto ou branco. Preferimos a noção de verdade absoluta à incerteza da multiplicidade de pontos de vista. Quando encaramos as incertezas deste mundo complexos, regredimos para os absolutos. O perigo está nos totalitarismos, sejam estes religiosos, políticos ou económicos. As verdades absolutas, dogmas incontestáveis, alimentam as forças tenebrosas dos totalitarismos.

The New York Times | Combat, With Limits, Looms for Hybrid Aircraft O V-22 é o tipo de aeronave que é ao mesmo tempo uma ideia brilhante e uma abetarda perigosa mais propensa a despenhar-se do que a voar (a abetarda, recordo, é um daqueles pássaros que é incapaz de voar). O V-22 é uma aeronave de descolagem vertical utilizando o princípio do tiltrotor: na descolagem ou aterragem, as suas hélices estão horizontais, como as dos helicópteros. Ao ganhar altitude, as hélices rodam até à posição vertical, permitindo ao V-22 voar como um avião. Em teoria, o V-22 é uma aeronave que junta as melhores características dos aviões e dos helicópteros. Na práctica, a mecânica complexa e a complexidade do software tornam o V-22 numa máquina perigosa e pouco fiável. Após 25 anos de desenvolvimento e testes, vai finalmente entrar em serviço activo com unidades dos Marines no Iraque. Quanto ao sonho de um avião de descolagem vertical robusto e versátil, com imensas aplicações civis, esse vai ter de esperar.