sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
Trabalhos em curso
Clicking to our Home Town
A plataforma eTwinning permite uma fácil criação de intercâmbio de escolas, com todas as garantias de um programa criado pela Comissão Europeia e tutelado pelos vários ministérios da educação dos estados membros. Dentro da plataforma, criou-se uma parceria entre o Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro e a Publiczna Szkoła Podstawowa nº 1 de Opole, na Polónia. Seria difícil imaginar dois extremos mais longínquos da União Europeia - pronto, Finlândia, Grécia, Estónia, talvez Guyana ou Polinésia Francesa, pronto, há sempre locais mais distantes, se a Polónia não vos parecer suficientemente longínqua. A parceria, que intitulamos Clicking to our Home Town, vai envolver contactos via e-mail, um blog que servirá de plataforma tipo bulletin board para imagens e mensagens curtas, e intercâmbio de trabalhos em suporte digital. A face visível será o blog, em Clicking to our Home Town. Visível pelo menos até colocar online fotos de alunos; aí terei de proteger o blog com acessos restritos, em nome da defesa da privacidade das crianças (e uma das garantias que dei aos encarregados de educação).
Venda Arte Digital
Resposta a um desafio: como colocar online os trabalhos dos alunos. Aproveitando Estudo Acompanhado, que eu estou a aproveitar para partilhar o que sei de informática (excepto com um excepcional aluno, que me ensina a mim e cujo último desafio está na exploração de sistemas operativos - pensem linux, pensem... BeOS), fiz uma pausa na exploração das ferramentas habituais. Em sala de aula, criámos em conjunto um blog para partilhar as criações dos alunos. A coisa é simples - a turma já tem conta de email para poder participar nos intercâmbios com escolas estrangeiras, bastou aproveitar a conta do gmail para o blogger. Perdoem qualquer incorrecção - o blog foi criado em menos de 45 minutos, literalmente on the fly, e não tive tempo para fazer a elementar correcção dos erros ortográficos e gramaticais. Fechem os olhos quando encontrarem alguma calinada linguística, por favor...
O porquê destes trabalhos? Porque são desafios interessantes, e para combater a apatia induzida pelo liberalismo económico, em que as ferramentas tecnológicas se transformam em meros meios de consumo de conteúdos pré-formatados e enlatados. O grande valor das TIC não está na utilização de ferramentas de produtividade como forma de embelezar ou complementar as metodologias de trabalho tradicionais. Como exemplo desta filosofia, posso apontar o respeitoso Manuel do admirável Da Condição Humana que afirma que o grande valor da Wikipédia não está em ser mais uma enciclopédia. Concordo em absoluto - o grande valor da Wikipedia, dos blogs, do open source, das redes sociais online está na forma como integram a internet no dia a dia, transformando cada elemento de mero espectador (leitor de jornais ou espectador de televisão) num actuante que partilha, transforma, discute, produz, cria, reflecte e partilha de um exame fervilhante de ideias em constante e vibrante mutação.
É claro que largar estas poderosas ferramentas nas mãos dos alunos faz-me sentir um pouco no papel de Prometeu. Abro mão delas com alguma apreensão sobre o que sairá das suas imaginações fervilhantes. Mas faço-o com a total consciência de que alguns alunos o fariam de qualquer modo - a esses conduzo-os, dou-lhes dicas em que tento que eles evitem os erros tradicionais - e de que a uma grande maioria estas ferramentas passariam ao lado, ficando-se apenas pelo mero estatuto de consumidores. É de certeza uma perspectiva que agrada aos grandes conglomerados económicos, mas que não agrada àqueles que, como eu, têm esperança e determinação no futuro.
Posso é sempre acabar acorrentado a uma rocha enquanto uma àguia me vai devorando o fígado...
(tags for this post: shameless self promotion ;-))