sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

...



Ando a converter-me ao open source. Depois do Gimp, cujo grande problema para mim está na minha habituação ao Photoshop, ando a experimentar o inkscape, que descobri graças aos portáteis que chegaram à minha escola. As máquinas correm dois sistemas operativos, o windows - com o básico e habitual, e uma versão educacional do linux, o alinex. Gratuita, esta versão do linux vem carregada com software de edição de imagem, modelação 3D e desenho vectorial, simples mas vastamente superior ao que corriqueiramente vem pré-instalado num pc a correr windows. Melhor ainda, estes programas gratuitos têm versões paa windows, o que me facilita o trabalho. Claro que os meus alunos andam a saborear as delícias do desenho vectorial na minha sala de aula, agora transformada de plácido atelier de desenho em local caótico onde vários grupos de alunos desenham e pintam em papel, partem pedra, constroem mosaicos e trabalham delicadamente em desenho vectorial. Garanto que é cansativo, mas muito recompensador. Um dia destes ponho online uma galeria dos trabalhos deles.