sábado, 11 de novembro de 2006

O Quarto Poder



Juan Gimenez, O Quarto Poder, ASA, 2002

Edições ASA | O Quarto Poder
Juan Gimenez

Os anos formativos são aquela época excitante de novas descobertas que medeia entre o final da adolescência e a entrada na idade adulta em que os deslumbres infantis e as rebeldias adolescentes se desvanecem, e entramos mais profundamente no mundo da cultura. As obras, e os artistas que descobrimos nessa época marcam indelévelmente os nossos gostos. Anos depois, a cultura da nossa infância comove-nos de nostalgia, e a cultura da nossa adolescência traz-nos aos lábios sorrisos envergonhados e expressões de "como é que eu alguma vez podia achar aquilo bom?"

Mas todos temos os nossos anos formativos.

Os nossos gostos maduros, as nossas preferências literárias, artísticas e musicais são profundamente influenciadas pelas nossas descobertas durante os anos formativos. O tempo passa, e a abertura de espírito refina-se ou diminui, consoante a disposição das nossas almas. Mas aquilo que nos tocou nessa época dourada nunca perde a sua aura fresca, excitante, diria mesmo radical.

Foi durante esses anos formativos que aprofundei os meus gostos por Banda Desenhada. Foi nessa época que descobri autores como Hugo Pratt ou o inefável Moebius, com ou sem parcerias com Alejandro Jodorowsky. Também foi nessa época que aprofundei o gosto pelos comics, ultrapassando os simplistas comics comerciais e descobrindo as obras fascinantes que este medium propicia.

Entre os autores de banda desenhada que descobri durante estes meus dourados anos formativos, em longas noites de conversa com amigos num sotão de Lisboa, encontra-se o argentino Juan Gimenez. Gimenez é senhor de um traço muito próprio e criador de algumas das mais fascinantes ilustrações de ficção científica. As pranchas de Gimenez são verdadeiras odes à space opera, repletas de claras imagens futuristas de estilo um pouco retro, cheias de pormenores que enchem os olhos e fascinam a mente. Fui conhecendo Gimenez em histórias curtas nas páginas da Heavy Metal (que se eu preciso de vos dizer o que é que é, é melhor passarem este texto à frente). Deslumbrei-me na revisitação que Alejandro Jodorowsky fez ao universo por si criado em conjunto com Moebius, o universo da Garagem Hermética, de onde Jodorowsky recupera a personagem violenta do Metabarão, reencarnado na saga de vários volumes que é A Casta dos Metabarões. Esta saga é brilhantemente ilustrada por um Juan Gimenez no auge da sua iconografia de ficção científica.

Para além de histórias curtas nas páginas da Heavy Metal, o único album de banda desenhada de sua total autoria que lhe conheço é O Quarto Poder. Ler esta obra é ler Gimenez no seu melhor, com um traço ilustrativo fascinante, mas também é perceber que é precisamente aí que reside a sua grande virtude. Literáriamente, O Quarto Poder é uma obra desconexa e pouco empolgante, passada num universo futuro de contornos indefinidos. A história lida com uma gerra galáctica entre duas espécies humanóides, os homens e os krommiuns (não é exactamente a melhor das escolhas de nomes). Há sugestões de corrupção, de uma guerra travada apenas para alimentar indústrias de armamento, há laivos de genocídio, há sugestões de novas armas biológicas que violam o mais profundo do ser. Mas, infelizmente, não passam de sugestões numa história tão desconexa que me é muito difícil de apresentar uma resenha.

Agora, gráficamente, O Quarto Poder é um luxo para os olhos. O traço detalhado de Gimenez suplanta largamente todas as falhas literárias, transformando esta obra numa referência que caracteriza bem o trabalho do autor. Mas para fãs menos ferrenhos que desejem ser delumbrados pela imaginação de Gimenez recomendo antes A Casta dos Metabarões.