terça-feira, 29 de agosto de 2006

Leituras

BBC | Thera eruption was bigger still Os mais recentes estudos na ilha grega de Santorini revelam que a massiva explosão vulcânica que devastou a ilha há 3600 anos foi ainda mais violenta do que se pensava. É sempre bom recordar que este acontecimento da idade do bronze é apontado como uma das causas para o desaparecimento da misteriosa civilização minóica, que floresceu na ilha de Creta, e que forma possivelmente a semente do meme que se cristalizou no mito de um continente habitado por uma civilização avançada que se afundou num massivo cataclismo - sim, esse mesmo, o sempre fascinante mito da Atlântida.

Correio da Manhã | Ucranianos deixam Portugal O sinal da crise económica: pela primeira vez nos anos mais recentes em que este país de emigrantes se tornou destino de imigração, as maiores comunidades de imigrantes registam descidas nos seus números. Isto reflecte o clima económico português, a trair as expectativas de quem para cá vem em busca de trabalho. Um pormenor curioso: uma das maiores comunidades estrangeiras a residir em portugal, maior mesmo do que algumas comunidades dos Palop's, é a dos súbditos de sua majestade. A comunidade inglesa regista mais de dezoito mil habitantes em portugal, a maioria dos quais reformados a viver sob o sol algarvio.

Guardian | Unhappiness is inevitable A infelicidade é uma coisa má, certo? Talvez não - se estamos infelizes, é porque o mundo que nos rodeia não nos está a fornecer as condições essenciais à nossa felicidade. Defende este artigo que a infelicidade se combate não por psicoterapias de adaptação do indivíduo à sociedade e de comprimidos da felicidade, mas sim por tentativas de criar um mundo mais justo. Este é um mundo cão, e com isso lucram os vendedores de calmantes e ansiolíticos.

(Claro que se fala aqui da infelicidade generalizada, da tristeza e depressão que todos sentimos, normalmente, não dos casos clínicos comprovados. Ninguém em sã mente sugeriria mudar o mundo para que o mundo se adapte à ideia que o esquzofrénico faz do que é a felicidade.)