segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Segredos e Mistérios

Photobucket - Video and Image Hosting

Wikipedia | Cain and Abel
Wikipedia | House of Mistery
The House of Mistery

Por entre os muitos e bizarros personagens que habitam o panteão dos comics podemos encontrar algumas figuras mitológicas. A Marvel, uma das grandes editoras do género, explora com grande éxito a figura de Thor, deus nórdico reencarnado como super-herói a toques de bengala que se transforma em martelo. O clássico herói Hércules também faz parte do catálogo da Marvel, bem como aparecimentos esporádicos de deuses maiores. A DC, especialmente nos títulos da sua colecção Vertigo, tem feito grande uso de aparições de divindades mitológicas que vivem e se misturam entre as aventuras dos hérois. O Sandman de Neil Gaiman é um dos mais perfeitos exemplos desta utilização.

Estranhamente, Caim e Abel também se transformaram em personagens de comics. As personagens bíblicas do primeiro assassino e do primeiro assassinado tiveram uma longa carreira como anfitriões dos títulos clássicos House of Mistery e House of Secrets. Estes títulos são uns de entre muitos comics clássicos que reuniam histórias curtas de horror ou de outros temas sob a égide de um anfitrião. Este não é um narrador, mas sim um apresentador omnisciente que nos introduz aos horrores que se desenrolarão nas vinhetas seguintes, e que remata a conclusão das histórias com uma lição de moral, ou mais frequentemente com observações de humor negro. Mesmo muito negro - e aqui entrava bem a expressão inglesa gallows humour, humor de forca numa tradução literal, mas com nuances muito mais macabras do que o nosso ténue humor negro. A maior de todas estas personagens anfitriãs é o lendário Cryptkeeper, simpático e caloroso anfitrião do ainda mais célebre comic Tales From The Crypt.

Caim e Abel não são os personagens principais dos seus comics. Antes, as personagens são as casas que dão nome aos comics - a House of Mistery e a House of Secrets, em cujos quartos tenebrosos se escondem mistérios tenebrosos e segredos indizíveis, desvendados apenas pelo nosso apetite pelo macabro, incentivado pelas palavras melífulas dos anfitriãos. As casas, edifícos góticos decrépitos, estão separadas entre si por um cemitério permanentemente coberto por névoas. Caim, o mais misterioso e enigmático do par, apresanta os Mistérios, enquando o mais afável Abel conta segredos. Nos intervalos entre mistérios e segredos podemos sempre perceber como é a vida destes dois personagens - Caim é alto e misterioso e repete regularmente o assassínio do gago e gorducho Abel, enquanto o martiriza com alusões à sua namorada invisível. Isto na sua primeira "encarnação" ao serviço dos comics. Nesta fase, são as próprias casas o elemento mais importante dos comics, e os personagens uma forma de transição humorada entre os contos curtos.

Sendo os comics um género popular, estão sujeitos às tradicionais vagas e ondas da moda. Os comics originais House of Mistery e House of Secrets, publicados desde os anos 50, viram o seu fim em 1983, riscados dos catálogos devido ao reduzido número de vendas. Os últimos números das revistas tinham como capa os anfitriões à porta, de malas feitas.


O renascer destes dois personagens surgiu pelas mãos de Alan Moore, na sua genial reformulação do personagem Monstro do Pântano. Inclinando as aventuras da personagem mais para os campos místicos e espirituais, Moore revive Caim e Abel para nos lançar mais pistas sobre a verdadeira origem do monstro, e vai fazendo aparecer os personagens pontualmente ao longo dos arcos de histórias do Monstro do Pântano. No fim de contas, dois anfitriões conhecedores de segredos e mistérios com uma complicada relação entre eles são perfeitos para contextualizar acontecimentos e histórias. Em Sandman, Neil Gaiman expande a actuação destes personagens, colocando as casas originais nos domínios de Morpheus, senhor dos sonhos e personagem principal de Sandman e aprofundando mais os aparecimentos de Caim e Abel. Gaiman foi fiel às origens gráficas dos personagens, mas deu-lhes novas dimensões, dotando Caim de uma voz descrita como sendo igual à de Vincent Price (acentuando o lado canastrão de Caim) e mostrando um Abel profundamente devotado ao seu irmão, apesar de ser continuamente assassinado por este. Os eternos assassínios são configurados como uma obsessão/compulsão de Caim, condenado a reviver eternamente o seu impulso. A namorada invisível de Abel desaparece, e é substituída por Goldie, uma gárgula bébé de quem Abel cuida carinhosamente. Estes personagens passaram a habitar as fronteiras do domínio dos sonhos, revelando os seus mistérios e segredos aos incautos sonhadores que deambulam nos seus sonos e em seguida acordam, convencidos de que possuem a chave de grandes segredos ou o conhecimento de grandes mistérios que o acordar fez desvanecer da mente, ficando apenas a sensação de algo que se sabe mas que não se consegue recordar.