sábado, 19 de agosto de 2006

Leituras

BBC | Shuttle ready for august launch O sucesso da última missão do vai-vém espacial está a fazer regressar o ritmo de lançamentos à normalidade. A 27 de agosto está previsto mais um lançamento, para continuar as missões de construção da ISS, paralisada desde 2003. São boas notícias para a exploração espacial, semi-paralisada desde o desastre do Columbia.

Correio da Manhã | E se eles regressassem? Cientistas japoneses estão a tentar o impossível - clonar mamutes através da implantação de sémen retirado de mamutes congelados da tundra siberiana em elefantes fêmeas. A técnica assemelha-se às tentativas neozelandesas de clonar thylacines, um tigre extinto nos primeiros anos do século XX, embora o projecto neozelandês envolva a implantação de adn preservado dos thylacines em céluas de grandes felinos. Agora que o parque jurássico ameaça tornar-se realidade, qual será o próximo passo para os cientistas? Um Gojirazinho para arrasar Toquio?

Guardian | Six weeks of suffering As férias de verão são o terror dos pais. Os muito ricos não têm preocupações, pois podem sempre despachar os filhos para campos de férias. Para os outros, são seis semanas de horror, a aturar os seus queridos pirralhos. Depois de ler este artigo, pensei que o desejável seria despachar a criançada de vez para as escolas a tempo inteiro. Mas não levo muito a mal estas opiniões. Nesta sociedade hipercompetitiva a funcionar no ritmo 24/7, os pais têm cada vez menos tempo para as crianças, e creio ser dever estatal o propiciar de condições para que as pessoas possam trabalhar, estando descansadas que os seus filhos estão bem entregues ao cuidado de profissionais bem preparados. É a realidade dos tempos modernos, que já não se coaduna com as férias escolares, relíquia de tempos mais agrários onde as crianças eram necessárias como mão de obra para as tarefas agrícolas do verão.