sábado, 12 de agosto de 2006

Leituras

BBC | Twenty five years of the IBM PC A máquina que revolucionou o mundo fez vinte e cinco anos de idade. Vinte e cinco anos depois do primeiro PC IBM 5150 ter sido posto à venda com uns revolucionários 16K de memória, o crescimento explosivo destas máquinas que democratizaram o acesso às novas tecnologias está ameaçado por um verdadeiro ecossistema de dispositivos algumas ou mesmo todas as tarefas desempenhadas pelos PCs. Para a história ficará a máquina que gerou fortunas imensas e revolucionou a nossa forma de trabalhar, de estar e de comunicar.

Correio da Manhã | Empresas vão procurar petróleo na costa portuguesa Um consórcio formado pela Petrobrás, pela Galp e pela Partex, detentora da Gulbenkien, planeia pesquisar a existência de jazidas petrolíferas ao largo da costa portuguesa. A história do petróleo em Portugal já é antiga. Lembro-me de nos anos 80 se terem feito pesquisas aqui para os lados de Torres Vedras, com algum sucesso. Sabe-se que o território português contém jazidas de petróleo, inexploráveis na altura por ser de extracção e refinação muito cara, logo económicamente inviável. Mas nos dia de hoje, com os preços do petróleo a disparar, com as reservas tradicionais do médio oriente sob ameaça da exaustão ou da instabilidade política, tornou-se viável a extracção de petróleo em zonas mais remotas. Os russos expandem as suas explorações nos inclementes gelos siberianos, as empresas petrolíferas extraem petróleo em locais cada vez mais remotos do planeta. Os canadianos extraem petróleo das areias betuminosas do rio Athabasca, um processo altamente complexo e dispendioso, tornado rentável pelos altos preços do crude nos mercados internacionais. Talvez o petróleo português se tenha tornado rentável.

Correio da Manhã | Mulheres sauditas iludem polícia Num dos mais restritivos países islâmicos, as mulheres jornalistas estão a obrigar a sociedade a mudar. As jornalistas sauditas são conhecidas pela sua determinação em exercerem a sua profissão apesar das leis de um país onde é ilegal uma mulher aparecer em público se não estiver acompanhada por um membro da sua família.

Guardian | What makes a great conversationalist? A arte da conversação parece estar a extinguir-se. Numa sociedade cada vez mais acelarada, dependente do comentário curto e da mensagem rápida, a arte da melhor articulação de ideias através da sua discussão acalorada parece estar a perder-se. No entanto, a explosão de blogs e do uso de telmóveis está a dar um novo e inesperado fôlego a uma arte que depende fortemente da sociabilidade.