sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Leituras

Vanity Fair | Midnight in Moscow A queda do regime soviético gerou em Moscovo uma ecléctica sociedade endinheirada, sedenta de sofisticação e entretenimento. A noite moscovita é por isso uma das mais exclusivas e animadas do mundo, tão intensa que as celebridades internacionais nem sequer merecem olhares por parte dos mais sofisticados noctívagos russos. Dinhneiro, luxo e reputações discutíveis - eis os ingredientes que transformam Moscovo numa verdadeira cidade do pecado.

The Times | Law brings hope for child workers who face rape, violence and abuse A praga do trabalho infantil, quase erradicada na Europa, ainda é endémica em países como a Índia. Recentemente, o governo indiano aprovou legislação que proíbe o emprego de menores de catorze anos, devido a uma série de escândalos sobre a tortura, violação e assassínio de crianças que trabalhavam como ajudantes em famílias - por delitos tão gravosos como não passar bem a roupa a ferro. É revoltante saber que isto ainda se passa no mundo, e até mesmo aqui no nosso país - não é preciso ir à Índia para saber de histórias de horror e maus tratos.

Guardian | Bring back the acid rain Um cientista nobelizado pelo seu trabalho sobre o buraco do ozono apresentou a solução para o problema do aquecimento global: arrefecer a alta atmosfera com partículas poluentes lançadas através de ogivas explosivas. O raciocínio faz sentido - a presença destas partículas reflectiria a luz solar, contribuindo assim para a diminuição do aquecimento global, mas a ideia é tão absurda, ainda mais saída da boca de um cientista ligado ao ambiente, que só pode ter contornos satíricos. Mais do que uma teoria aceitável, esta ideia alerta-nos para a enormidade da tarefa que nos aguarda - evitar a aniquilação ambiental.