sábado, 1 de julho de 2006

Inacreditável

Photobucket - Video and Image Hosting

Estou sem palavras! Não tenho expressões, os verbos falham-me, os adjectivos escapam-se por entre os dedos para descrever o turbilhão de adrenalina que me percorre as veias. Eu sei, eu sei, não gosto nem ligo ao futebol, e francamente odeio jogos como este, que me obrigam a sofrer como se de um adepto me tratasse. Mas os minutos finais foram inacreditáveis. O esforço dos jogadores a tentar arrancar um golo que não aconteceu; e a prestação impossível do homem que conseguiu o incrível - defender três grandes penalidades, no pior desafio entre o jogador de futebol e o guarda-redes. Um espanto, o Ricardo, o nosso guarda-redes. Também espantoso o trabalho de um seleccionador que não sendo português deu aos jogadores e atrevo-me a dizer ao país uma lição sobre humildade, disciplina e trabalho de equipa.

Interessa, saber que Portugal passou às meias-finais de um campeonato mundial de futebol? É assim tão importante esta luta pelo efémero, por uma linha nas listas dos campeonatos, por uma memória depressa esquecida? Talvez não, mas ainda bem que lá estamos. FORÇA!

As ruas portuguesas irrompem de alegria. Carros apitam, fãs desvairados berram por Portugal. Nada de rule britannia. E eu? Também não exageremos... mas vergonhosamente confesso a minha alegria, a descarga total de adrenalina após a tensão extrema dos momentos finais do jogo.

É com um sentido de humor perverso que deixo aqui o apontamento do Guardian sobre a vitória portuguesa - e derrota inglesa: England 0 - 0 Portugal (1-3 on pens)... zero a zero... pronto, se se sentem melhor...

Para completar um dia de boas notícias: às 19:49 descola do Kennedy Space Center a próxima missão do Discovery. Até agora o site da NASA só informa que tudo corre como o previsto.