quarta-feira, 28 de junho de 2006

Leituras

Yahoo | Slumming the Golden Arches O McDonalds é um dos símbolos consumados da globalização, com restaurantes a servir hamburgueres em quase todas as cidades do mundo. De Timbuktu a Nova Yorque, passando por Beijing ou até mesmo vilórias europeias, temos sempre a certeza de que podemos descansar debaixo dos arcos dourados. Símbolo da decadência consumista, os McDonalds espalhados por tudo o que é sítio têm também um outro lado - o de fornecer ao viajante assoberbado pelos muitos estímulos das terras exóticas por onde viaja um toque de normalidade banal.

Washington Post | Sex Collectors Cá por mim não é difícil encontrarem-me numa qualquer praia na maré baixa, curvado sobre o que parece ser um amontoado de algas e pedras, mas que para mim é um tesouro oculto de pequenas conchas que colecciono obsessivamente. O impulso coleccionador é um reflexo da fase anal, segundo Freud; ponham as vossas sinapses a dar curto-circuito com as implicações destas teorias freudianas e das motivações interiores dos coleccionadores obsessivos de objectos eróticos.

BBC | Computers 'set to read our minds' Dizia Arthur C. Clarke que qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia. Este sistema apenas analisa as nossas expressões faciais, mas tenho a certeza que irá desconcertar quem o utilizar.

Guardian | We are making our children ill with unrealisable expectations Um dos mais curiosos paradoxos modernos é que quanto mais afluente e avançada a sociedade maior a incidência de doenças do foro psicológico - depressões, sentimentos de inadequação, frustrações profundas. Será que, perante os exemplos mediáticos de sucesso, estamos a colocar as nossas fasquias demasiado elevadas?

Monbiot O site onde George Monbiot arquiva as suas fabulosas colunas para o jornal The Guardian.