terça-feira, 23 de maio de 2006

Leituras

Guardian | Hallelujah - it's a dud Argumentos de peso: perante toda a fanfarra às voltas com o Código Da Vinci, agora com a sua iteração cinematográfica a despertar a ira dos homens de sotaina, só faltava que Martin Kemp, o biógrafo de Da Vinci, entrasse nesta guerra de palavras. Farto de ter de se livrar de documentaristas pouco escrupulosos e jornalistas sensacionalistas, mais interessados naquilo que Leonardo nunca fez do que naquilo que realmente fez, Kemp congratula-se por a adaptação cinematográfica do thriller-sensação não ser, aparentemente, grande coisa (ainda não vi, nem prevejo ver, portanto não me pronuncio). Talvez assim se veja livre das luzes indesejadas de uma ribalta sensacionalista.

BBC | Nasa shuttle moved to launch pad Será desta? A BBC informa que o Space Shuttle Discovery iniciou a lenta caminhada para a sua rampa de lançamento. Prevê-se que em Julho o Discovery descole do Kennedy Space Center para um voo orbital que, a acontecer, marcará o canto de cisnte dos voos orbitais tripulados utilizando o vai-vém espacial.

Eu aguardo, ansioso. Poucas coisas me aquecem o coração como ver o lançamento de mais um vai-vém. Sinto-me a viver o futuro.

BBC | Montenegro chooses independence Sem grandes surpresas, os montenegrinos escolheram a sua independência. Este acto eleitoral marca, antes de mais, o fim da Jugoeslávia, cujas ruínas ainda se mantinham depois da sangrenta secessão croata e da bárbara guerra na Bósnia. De certa maneira, também marca o fim da II Guerra Mundial, com um dos últimos vestígios da nova ordem mundial de 1945 a desvanecer-se. Isto, claro, para aqueles que pensam que a II Guerra não acabou em 1945, tendo continuado sob a forma da Guerra Fria até à queda do regime soviético e ao desvanecer das relíquias de Yalta.