terça-feira, 23 de maio de 2006

Insónias

Dormir? Não se pode dormir com o progresso à porta. É que isto agora, com a nova auto-estrada Ericeira-Malveira e com a variante que desviará o trânsito da Ericeira desde a rotunda da âncora ao casal do carido, andam a construir uma estrada nova atrás da minha casa. Não é bem, bem atrás, mas anda lá perto. A estradinha passa naquele vale que divide aqui o Mato da Cruz da Fonte Boa e vai deixar uma sublime faixa preta num local onde ainda sobrevivem restos de pinhal.

Dos problemas futuros da estrada futura logo verei; agora, o problema é não conseguir dormir. Os empreiteiros, tentando quiçá concluir a obra a tempo do verão, andam literalmente a trabalhar dia e noite - o que quer dizer que desde as sete da manhã até às onze e meia da noite as traseiras da Ericeira, em toda aquela zona que vai do Casal do Carido até à Fonte Boa, enche-se de ruídos de retro-escavadoras e de compressores a bater a terra batida. Acreditem, é um ruído irritante.

Que se desenganem aqueles que acham a Ericeira uma terra paradisíaca e tranquila. Viver aqui é um vício caro, e cheio de problemas. Para além do óbvio problema de pagaste tanto por uma casa????, ainda há os prédios que crescem como uma praga de ervas daninhas em qualquer terrenozinho livre à volta da vila, e agora, para embelezar a coisa, isto: um ruído omnipresente que apaga por completo o marulhar do mar.