quinta-feira, 27 de abril de 2006

Leituras

BBC | French look to technology boost Ainda abalado com a contestação pública à nova lei francesa do trabalho (coisa estranha, essa, dos eleitores contestarem uma lei que lhes garante insegurança no emprego), o governo francês anvançou com um Plano Tecnológico (vai com iniciais maiúsculas, à portuguesa, para parecer mais importante). Apostam em novas tecnologias industriais: comboios, sistemas online de grande aplicação (tv digital móvel e portais móveis) e motores híbridos diesel/electricos.

Boston Globe | Peace Corp Perante os conflitos que devastam àfrica, causando milhões de mortos, mas que não contam com a ajuda de forças militares de países que embora poderosos não estão para se envolver nos mais remotos cantos do continente negro, há quem proponha uma solução: contratar empresas de segurança privada para intervir em àreas de conflito. As empresas de mercenários, dispostas a limpar a má imagem de um passado de contratações por regimes brutais, dispõem-se agora a reinventar-se como empresas de segurança humanitária, dispostas a intervir (por um preço) onde os governos não desejam intervir.

No Snow Crash, Neal Stephenson imaginou uma sociedade completamente franchisada. Tudo era um franchising, desde a Máfia à polícia, incluindo as unidades territoriais e as forças militares - pelo preço certo, era fácil contratar um exército. Snow Crash era uma tragicomédia de ficção científica, um livro que não se levava muito a sério, mas a leitura de notícias com a do Boston Globe levam-me a pensar como é extraordinário que a vida imite a arte...