quarta-feira, 26 de abril de 2006
Bird of Prey
Boeing | Bird of Prey
Bird of Prey
Bird of Prey
Quem se dedica à causa da vida alienígena conhece bem a lenda da Àrea 51, uma instalação militar super-secreta no deserto americano onde os contactos com extraterrestres são rotineiros. Quem conhece bem a história da aviação sabe também perfeitamente que a famigerada Área 51 coincide com a base aérea de Edwards, centro histórico dos voos de aviões experimentais americanos, muitos dos quais secretíssimos. Quem viu um F-117 ou um B2 em voos de teste quando as máquinas ainda eram secretas certamente pensou estar perante um verdadeiro OVNI, uma ideia ainda mais reforçável pelo carácter esotérico de alguns dos aviões experimentais testados pela força aérea americana. Este projecto da Boing levou-me logo a pensar num OVNI mal o vi.
O Bird of Prey foi um projecto desenvolvido experimentalmente pela McDonnel Douglas, e continuado pela Boeing após a sua aquisição da McDonnel Douglas. O Bird of Prey não tenciona ser um protótipo de jacto de combate de próxima geração. A variante pesada dos jactos de combate de última geração, os F-22 raptor, ainda estão a entrar em serviço, estando ainda para longe a reforma dos F-15, e os jactos de combate que substituirão o F-16 ainda estão em fase de protótipo. O Bird of Prey destinava-se a demonstrar novas tecnologias de aerodinâmica e camuflagem furtiva, algumas das quais estão a ser aplicadas no F-22 e no JSF. Tendo sido um projecto privado, o Bird of Prey não é um avião de série X (X de eXperimental, não x de ultra-secreto), apesar de ter sido desenvolvido e testado no mais completo secretismo, com a colaboração da força aérea americana.
Apesar do Bird of Prey ser um avião pilotado, as suas formas aerodinâmicas estão a ser aproveitadas para o design de aviões de combate não tripulados - os famosos UCAV, que são, essencialmente, jactos de combate comandados à distância, e considerados o próximo grande desenvolvimento da tecnologia aeronáutica militar.