quinta-feira, 20 de abril de 2006

Leituras

BBC | Black hole mergers modelled in 3D Uma equipe de cientistas da NASA conseguiu o impossível: simular em computador (ou em supercomputador) o comportamento de buracos negros que se fundem. O objectivo da experiência é determinar quais são os sinais que os cientistas ligados aos projectos que buscam buracos negros estudando a sua infinetesimal influência gravitacional devem procurar.

Guardian | With fragile optimism Conseguem imaginar um país caótico, onde as atrocidades se tornaram rotina? Onde bandos de soldados governamentais mal pagos vivem à custa das pilhagens sobre as populações enclausuradas entre dois ou mais fogos? No coração de Àfrica, no Congo, o caos reina.

Guardian | China "using prisoner organs for transplants" Os chineses, combinando um país super-povoado com um regime que condena à morte grande parte dos crimes considerados graves, criaram uma nova e macabra indústria: o tráfico de orgãos de prisioneiros de delito comum executados, à escala industrial. Nas clínicas chinesas, é possível encomendar com antecedência orgãos humanos. Incapazes de obter transplantes na Europa ou na América, sujeitos às listas de espera, os cidadãos afluentes recorrem a estas clínicas chinesas para renovarem os seus orgãos.

Sem comentários: