quarta-feira, 15 de março de 2006

Picasso

Hoje fiz uma coisa que um bom professor nunca deve fazer. Aproveitei a aula para montar um painel com trabalhos dos alunos enquanto o meu colega assegurava a aula. Como a turma é bem comportada (e que remédio, ai deles), a distração provocada por um professor que anda a fazer coisas estranhas a um placard não era muita. Mas, de vez em quando, um ou outro aluno lá desviava os olhos do quadro de ardósia onde o meu colega traçava a giz branco todas as linhas e segmentos das circunferências, não resistindo à curiosidade.
- Mas o que é que o stôr está para aí a fazer?
- Atenção à aula - resmungava eu, apontando com o dedo para o quadro e franzindo o sobrolho numa cara que eu penso que seja má - atenção ao professor. Não vos quero distraídos.

E lá ia eu, cortando cartolinas, pregando cenários, colando figuras. A ideia era criar um painel alusivo a um pintor famoso. Picasso foi o pintor escolhido, e eu optei por realizar uma grande colagem com elementos dos quadros de Picasso. Os alunos da turma escolhida, que não era aquela a quem eu estava a dar aulas esta manhã, tinham ampliado pinturas de Picasso com retroprojectores e episcópios, obtendo assim grandes desenhos que pintaram em tempo quase recorde.

No final da aula, após me certificar que os alunos tinham aprendido bem a matéria (sim, sou um professor galinha, e depois?), comecei a desvendar o segredo do painel. Aproxima-se de mim uma aluna, carregada com a capa de trabalhos.
- Está muita giro - diz, olhando para o painel. Mira e remira, acabando por dizer - Picasso? Picasso? Quem é esse?
- Então não sabes quem foi Picasso?
No painel, debaixo do nome do artista, estava uma curta biografia de Picasso.
- Não... quem foi?
Nestes momentos, não resisto. Sei que sou mauzinho, mas enfim, é mesmo mais forte do que eu.
- Então, o Picasso... é um actor famoso! Não viste o Titanic? Ele aparecia no filme, com o Brad Pitt!
- Ó stôr, eu já vi o Titanic montes de vezes e não me lembro de nenhum Picasso...

Algo me diz que quando a rapariga ler com atenção o painel vai ficar, talvez, um pouco agastada comigo.