quinta-feira, 16 de março de 2006

Leituras

BBC | Experts urge new iPod ear studies Quando eu era puto, digo, teenager inconsciente, os media traziam regularmente artigos sobre os danos aos ouvidos causados pela audição de música através dos walkmans. Lembram-se disso? Lembram-se dos que diziam que os phones dos walkmans provocariam surdez certa? O sinal dos tempos está na repetição do tema, agora com nova roupagem tecnológica.

(já agora, desculpem lá, mas vão ter de falar um bocadinho mais alto)

Guardian | Latin America and Asia are at last breaking free of Washington's grip É sempre bom ler um artigo de Chomsky. O mais americano dos críticos à actuação dos governos americanos aponta agora para uma tendência que está a mudar o mundo geopolítico: a emergência da àsia como um bloco unido, que defende os seus interesses, e a lenta mas progressiva divergência da Europa em relação aos amigos americanos. Enquanto o governo americano se afunda no atoleiro iraquiana, até os países do quintal norte-americano estão a dar sinais de independência. Será o fim da hegemonia de Washington sobre a geopolítica mundial?

Kircher Society | Architecture of the Arctic Onde encontrar projectos arrojados de arquitectura? Certamente que não nos nossos entediantes subúrbios desordenados. No àrtico, os canadianos têm feito frente ao frio em casas muito originais.

TSF | PSI20 supera barreira dos dez mil pontos A economia tem destas coisas: numa época de crise, com o desemprego a alastrar e o português comum a apertar o cinto, as grandes empresas divulgam lucros obscenos - vejam os da EDP, por exemplo, e divertem-se num festim milionário de OPAs e contra-OPAs. Enquanto o dinheiro da maioria dos portugueses não chega ao fim do mês, os especuladores da bolsa divertem-se e lucram. É paradoxal que uma economia lucrativa implique a pobreza e do desemprego.