terça-feira, 28 de março de 2006

Leituras

Guardian | Message to smokers: just get over it O cerco aperta-se. Começou com as histórias horrendas vindas das américas, onde o fumar parece estar a tornar-se um pecado capital. Já lá existem locais onde até ao ar livre é proibido fumar. Até dentro da própria casa pode ser proibido fumar, se os vizinhos não gostarem de fumos. Agora, a Europa vai-se legislando em direcção ao fundamentalismo saudável. Começou na Irlanda, alastrou a Itália e a Espanha, agora é na Escócia. Mais um país europeu onde o fumo está a ser proibido para além dos recintos fechados. Acabaram-se as noites regadas a whisky nos pubs fumarentos escoceses. Fiquem-se só pelo whisky, e não levantem muitas ondas, senão os legisladores ferrenhos poderão lembrar-se dos malefícios que o alcool causa à saúde e... enfim, acaba-se com essa coisa do beber em locais públicos.

(Este é um bom momento para anunciar que momentâneamente sou um não-fumador temporário. A minha guerra sem quartel contra o miserável vírus que de tão primitivo que é nem sequer tem adn pareceu ter-se desenrolado nos campos de batalha enegrecidos dos meus pulmões. De maneira que, durante uns tempos, legislei-me como não fumador.)

BBC | Fire caused SpaceX rocket failure Digam o que disserem, construir e lançar foguetões não é para qualquer um. É uma actividade que envolve física complexa, engenharia complexa e somas monetárias muito complexas. No fim de tudo, se um mísero tubinho se soltar, a traquitana explode. Foi o que aconteceu ao foguetão da SpaceX, que seria um dos primeiros lançamentos comerciais privados a colocar satélites em órbita. É este o preço do pioneirismo.

Time Europe | Starving in a land of plenty Africa é um continente de grandes problemas. Fome, pobreza, destruição ambiental, e tudo isso agravado pela corrupção, inépcia dos políticos africanos, e pelas constantes guerras que assolam os vários países do continente. Enquanto África se afunda, nós vivemos com os produtos que ela são extraídos. No coração de Àfrica, no Congo, na região de Katanga, existem os maiores depósitos mundiais de coltan, um minério raríssimo essencial para a fabricação de telemóveis. É no Katanga que se está neste momento a desenrolar a mais recente guerra suja africana, entre o governo congolês e as milícias rebeldes locais, com a habitual litania de refugiados, violações, massacres e violência indiscriminada.