quarta-feira, 1 de março de 2006

Leituras

Guardian | We Were Ready To Die For Japan Arrepiante entrevista a um antigo piloto japonês da segunda guerra mundial que no final da guerra foi voluntário numa esquadrilha de kamikazes. Salvou-se graças a problemas mecânicos no seu avião, agravados por mecânicos de terra com maior compaixão do que a dos generais japoneses. Conta que os últimos momentos não eram as gargalhadas de desafio à morte, ou gritos em honra do imperador que se liam na propaganda. "Mãe..." era a última palavra dos pilotos suicidas japoneses.

The Times | The graveside bench that could snare most wanted war criminal As autoridades sérvias têm feito grande fanfarra da sua incapacidade em capturar Ratko Mladic, criminoso de guerra responsável pelo massacre de Srebrenica e pelo cerco a Sarajevo. Sempre que pressionados pela Nato ou pela União Europeia a entregar Mladic, o governo sérvio insiste que não consegue descobrir o paradeiro deste criminoso, um dos "heróis" sérvios responsáveis pela horripilante guerra na Bósnia-Herzegovina. De acordo com os jornalista do The Times britânico, o paradeiro deste homem é simples de determinar: visita regularmente a campa da sua filha, num cemitério de Belgrado. Mesmo assim, as agências de segurança e espionagem não conseguem descobrir Mladic...

Nova ficção online no InfintyPlus: InfintyPlus |Red Hands, Black Hands de Chris Roberson e InfintyPlus |Pictures on a Cafe Wall por Damian Kilby. Já li a primeira, e recomendo - um conto exótico passado numa realidade alternativa em que a hegemonia mundial sempre pertenceu aos chineses.