terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Post Scripts

Guardian | Wretched systems Quem diria. Por mais que se discutam os sistemas de ensino, eles não parecem melhorar com a eficiência que deles se espera. Talvez isso se deva ao facto de um sistema de ensino não ser um sistema puramente mecânico que passa a funcionar melhor com mais um pouquinho de óleo ou uma mudança nas variáveis que o compõem (uma daquelas ideias cuja articulação nas proximidades de uma sala de professores, ou de um ministério da educação, leva ao imediato depenar de quem a profere). Para além disto, este artigo de Peter Preston tem um dos melhores elogios aos professores que alguma vez li: " It isn't the system that resounds down the ages. It's a man or a woman standing up in front of a class and caring, communicating, enthusing. It is personal contact, education by example and inspiration."

Wired 12.10 | The Long Tail Quem diria. Graças à internet, os grandes sucessos não são aqueles que são promovidos até à exaustão pelas entidades detentoras da propriedade intelectual. São todos aqueles exemplares culturais apreciados apenas por imensas minorias. É a onda do futuro.

A Página de Ficção Científica e Fantasia Uma página que referencia a FC publicada em Portugal.

Com tudo isto, já quase me ia esquecendo que este blog fez anos. Sim, o Intergalactic Robot já tem um aninho. Para comemorar, atingiu as 5000 visitas, com uma boa tendência: diminui o número de visitas diárias (o que não parece muito bom), mas aumenta o número de visitas diárias de qualidade - cada vez menos visitas de ocasião, cada vez mais visitas regulares. O blog pode não ter cumprido o objectivo de me tornar milionário com a partilha da minha propriedade intelectual, mas está a chegar um bocadinho mais longe do que eu esperava. Espero conseguir continuar a manter o interesse que leva às visitas regulares daqueles que diáriamente aqui espreitam para saber as novidades, ou as baboseiras que me saem da mente por vezes perversa. Um obrigado especial àqueles que vão deixando mensagens: o poder desta ferramenta está na sua dualidade; tudo o que eu disser pode, e deve, ser discutido.

Um ano ou doze meses? Como é um blog, um ano.