sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Rachel



IMDB | Blade Runner

A ficção científica produziu grandes obras literárias, mas as suas adpatações para cinema sempre deixaram muito a desejar. FC e cinema levam-nos logo a pensar em aventuras espaciais cheias de naves com lasers em disparos contínuos em lutas contra impérios intergalacticos. Poucos são os filmes que escapam a estas noções entediantes e batidas.

Blade Runner é uma dessas excepções. Do Androids Dream Of Electric Sheep, uma visão devastadora e pós-apocalíptica de um mundo em que a humanidade lentamente se extingue, dando lugar a uma espécie de seres mecânicos que se assemelham aos humanos, foi adaptado magistralmente por Ridley Scott. Blade Runner é uma visão profundamente distópica de um futuro próximo, de megacidades superpovoadas num mundo devastado pela poluição. Blade Runner gira à volta de Deckard, um caçador de andróides, que questiona o sentido da sua vida ao caçar um grupo especialmente perigoso de andróides de modelo avançado que chegaram à terra para, nas imortais palavras de Rutger Hauer, ”conhecer o seu criador”. Deckard é sublimemente representado por Harrison Ford, numa interpretação torturada e inquietante, a anos luz do cowboy espacial de Star Wars.

Deckard, o caçador supremo de todos os androides, apaixona-se por uma bela e estranha mulher, Rachel, que é apenas a obra-prima da Tyrell Corporation, a empresa que fabrica os melhores andróides. Deckard divide-se profundamente, pois o que ele sabe ser é ser assassino de andróides, e vê-se a viver um amor impossível com uma andróide que o leva a questionar o que é que é, realmente, ser humano.

Os andróides apenas vivem durante quatro anos, graças a um erro de programação que os engenheiros se esforçam por corrigir. Rachel talvez tenha uma vida curta, talvez não.