quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Influências

Uma ideia rápida: H. P. Lovecraft, escritor de terror quase esquecido, relembrado apenas por um punhado de fanáticos apreciadores da sua prosa, é possívelmente um dos mais influentes escritores do género. Desde The Thing That Should Not Be dos Metallica ao execrável filme de zombies Reanimator, são incontáveis os filmes, os livros e as canções com uma pitada de Cthulhu ou outras ideias de Lovecraft. Alguns dos maiores escritores do género identificam Lovecraft como uma das suas principais influências. Nada mau, para um escritor que quando vivo escreveu para pulps e a cuja fama não ultrapassou o seu círculo de fãs e amigos.

Posso juntar mais uma influência. Uma das actividades que desenvolvo com os meus alunos em Estudo Acompanhado é a criação de escrita criativa. Existem várias actividades específicas para trabalhar esta àrea, e uma das minhas favoritas é a história para um título - os alunos, perante cinco ou seis títulos, têm de escolher um, e criar uma história que gire à volta do título.

Esta manhã, tentei essa actividade com os alunos da minha direcção de turma. Imaginem, então, qual o título mais escolhido pelos alunos: O Aventesma Na Soleira da Porta, tradução de... The Thing In The Doorstep, um conto de Lovecraft.

É ou não é influente?