quinta-feira, 14 de julho de 2005

Bronca

Jornal de Notícias | Professores não sabem o que ensinar

"Tudo o que há é um currículo nacional, que define as competências essenciais na disciplina, mas que não são suficientemente concretas em cada disciplina. Nem por anos de escolaridade, nem por ciclos, os professores sabem o que concretamente devem ensinar"

Ainda por cima, caríssimo blog, neste mesmo dia assisto a broncas como as desta senhora presidente de conselho executivo que eu sinceramente espero que tenha proferido estas palavras fora de contexto. Se não o fez, é que é mesmo burra. Bronca e burra. Processe-me à vontade, que não é por isso que deixa de ser burra. Com que então os professores não sabem o que ensinar? Então a senhora conselheira executiva nunca se debruçou sobre o programa da sua disciplina e, com os seus colegas, não o articulou ao longo do ciclo, estruturando os conteúdos que os alunos irão aprender? Olhe que eu, e muitos colegas, fiz isso, que não passa de um trabalho tão básico, mas tão básico, que é quase um dado adquirido. Eu sei o que quero e tenho de ensinar aos meus alunos. Se não sabe, não me arraste nem aos meus colegas para o seu poço de incompetência.

Mas os seus comentários deram um belíssimo título de jornal. Gostei mesmo de me ver enxovalhado sem hipótese de defesa, pespegando a minha suposta incompetência, pois, uma vez que falou no plural, o seu comentário deverá ser estendido a toda a classe docente.

Confesso que até tem razão quando fala da ignorância do ensino secundário em relação ao que se passa no ciclo. Mas este foi um péssimo momento para declarar esta frase, com o ministério a aproveitar todas as oportunidades para denegrir a nossa imagem perante o público.

A senhora por acaso é loura? Um conselho: para dizer o que quiser, crie um blog. Não fale a jornalistas.