sábado, 12 de fevereiro de 2005

Xenakis (1922 - 2001)

Iannis Xenakis.org
Modern Music: Xenakis
Xenakis
Xenakis: bibliography and discography

Geralmente associamos música grega a atrocidades clássicas como Demis Roussos e Nana Mouskouri, ou aos inenarráveis Vangelis e Yannis. Tal é o poder da cultura comercializada, que dá fama efémera ao banal e ao acessível.

Compositor contemporâneo da mais alta "tradição" modernista, Iannis Xenakis cria uma música densa, rigorosa e altamente abstracta. Compositor muito independente, Xenakis não tempredecessores nem sucessores.

Independência é uma palavra que define bem Xenakis. Partisan grego ferido na II guerra, estudou matemática e arquitectura (foi assistente de Le Corbusier) antes de se dedicar à música. É este background que o inspira - foi um dos primeiros compositores a estudar a aplicação musical das leis de formalização matemática (há 300 anos atrás, Bach aplicou tabelas logarítmicas na composição musical). Esta componente abstracta de exercício teórico torna a música de Xenakis pouco acessível, difícil de ouvir. Mas a liberdade e a imaginação tonal de Xenakis transformam as suas peças em obras vibrantes, texturadas, dinâmicas. A música dissonante, obediente a uma ordem formal própria, ressoa no nosso espírito como só as obras abstractas conseguem - com uma lógica imaterial, pura, espiritual.

A sensação que tenho ao ouvir Xenakis é a mesma que sinto perante as obras seminais da arte moderna - pinturas de Malevich, Mondrian, Kandinski, obras de Duchamp e Beuys. Uma sensação indescritível de pureza, frieza cerebral e transcendência lógica.