quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Hypnerotomachia Poliphili




Hypnerotomachia no MIT
Links sobre o Hypnerotomachia
mais Hypnerotomachia
Imagens do livro
Hypnerotomachia Poliphili Guide
Hypnerotomachia

Provavelmente, o mais obscuro livro antigo jamais publicado. Não se sabe muito bem quem foi o seu autor, muito menos qual o sentido do livro, repleto de imagens estranhas, textos impenetráveis e referências obscuras. Atribui-se a autoria do livro a Francesco Colonna, intelectual italiano do século XV, apenas porque no livro aparece a inscrição latina "poliam frater franciscus columna peramavit". A impenetrabilidade do texto e o obscurantismo das ilustrações levam a pensar que o livro está escrito em código, contendo códigos sobre códigos, enigmas cuja resolução leva a novos enigmas. Publicado em 1499, foi composto pelo tipógrafo veneziano Aldus Manutius, que inventou o tipo de letra Aldus, ainda hoje utilizado na nossa era de impressoras digitais.



O que surpreende no livro é o enciclopédico conhecimento sobre arquitectura, paisagística, engenharia, pintura e escultura, aplicado num livro de forte conteúdo erótico, cujo enredo descreve o sonho de Polífilo, em busca da sua amada Polia. O seu sonho leva-o a jardins encantados, bosques de tortura, edifícios, palácios e jardins fantásticos. As descrições são detalhadas ao ponto do fetichismo.



O livro é entendido, por aqueles que o leram (poucos, devido à impenetrabilidade do texto), como um manifesto político que defende o direito da mulher expressar a sua sexualidade e a superioridade de Eros, o amor, da beleza e do conhecimento perante a violência e a guerra.

As ilustrações detalhadas são um primor das técnicas de impressão da época, complementando brilhantemente o texto do livro.



Na sequência do sucesso literário que foi o Código Da Vinci, de Dan Brown, os autores Ian Caldwell e Dustin Thomason publicaram "A Regra de Quatro", romance que relata uma obsessão intelectual pelo Hypnerotomachia Poliphilli e pelos códigos nele inscritos. A leitura é rápida e agradável, e o livro não é tão pretencioso como o Código Da Vinci - os autores pesquisaram a fundo os mistérios do Hypnerotomachia.

A Regra de Quatro Editorial Presença, 2004
Isbn - 972-23-3263-5

Será o Hypnerotomachia um mau livro, romance mal escrito, que apenas sobreviveu graças à perícia do impressor e à beleza das ilustrações, ou será mesmo um livro misterioso, contendo códigos enigmáticos cujo desvendar poderá levar à revelação de segredos obscuros?