domingo, 27 de julho de 2025

URL


Artwork for ATARI’s Phoenix / Asteroids / Vanguard by Terry Hoff
: Clássicos do digital.

Sagan's Youth and the Progressive Promise of Space: Um cientista que apreciava a FC, como inspiradora, chegando a escrever um romance (mediano) no género. 

The best books on Long-Distance Journeys, recommended by Louis Hall: A literatura que imortaliza as impressões e sensações de viagem. 

Encountering Aliens With Carl Sagan: Há aqui uma forte preocupação com a religiosidade de Sagan, mas o artigo vale pela forma como mostra uma curiosa intuição do autor e cientista - o crescimento da importância politica das seitas religiosas. Algo que hoje estamos a sentir os efeitos na política global. 

The orb pondering industrial complex: Futuras indústrias. 

17 Best Tools To Teach Coding: Apesar das muitas boas sugestões, confesso que fico a duvidar da credibilidade de um artigo que deixa de parta a melhor, mais abrangente e aberta solução para aprendizagem de programação e pensamento computacional - o Scratch. Que, para lá de ser marcante, é também a tecnologia que sustenta muitas das sugestões do artigo. 

Al fin tenemos los vídeos de Noé construyendo su arca, Jesucristo multiplicando peces y Eva siendo tentada. Gracias a la IA, claro: Esta trend de revisitar o passado com IA tem a sua piada, e seria relativamente inócua, senão pela credulidade de demasiados dos que consomem conteúdos online, que depressa ficam convencidos que estão a assistir a verdades históricas. 

5 More Hacks for Your Discarded Electric Toothbrush: Reaproveitar, reciclar, e fundamentalmente, criar. 

Meta's AI memorised books verbatim – that could cost it billions: Que chatice esta de tribunais e reguladores, que insistem que a apropriação sem compensação de material literário representa um crime de violação de direitos de autor. 

A history of the Internet, part 2: The high-tech gold rush begins: A imperdível história da Internet via Ars Technica recorda a primeira bolha online, quando surgiram os primeiros navegadores e serviços agregadores de informação. 

Navigating the Dual-Use Dilemma: A recente façanha ucraniana com drones mostrou a facilidade com que as boas intenções de abertura e acessibilidade do software open source podem ser apropriadas para fins mais nefastos. 

Russian Force Generation and Technological Adaptations Update June 11, 2025: De uma guerra de artilharia a uma de drones, com o intensificar do uso de IA no campo de batalha.

Good Taste Will Be Even More Important In The Age Of AI: Confere. Tanto do que tantos partilham como "arte" gerada por IA é do mais confrangedor foleirismo. Pensem menino da lágrima on steroids.  

Why Denmark is dumping Microsoft Office and Windows for LibreOffice and Linux: A soberania digital a ganhar terreno na Europa. Por cá, isto parece-me impossível, dado que a literacia digital dos decisores e de grande parte de população se divide entre escrever documentos no word e partilhar mensagens no whatsapp.

Chris Foss, “Ganymede Takeover”: Um toque de Nazca. 

https://www.tumblr.com/70sscifiart/785359636807188480/chris-foss-ganymede-takeover

Bild: Ukraine uses F-16 to down Russian fighter: Caças de gerações anteriores, considerados quase obsoletos, mostram-se capazes de abater aeronaves com capacidades superiores. Aconteceu na Ucrânia, e na Índia, quando J10 paquistaneses abateram moderníssimos Rafale indianos. O truque está na tática, o sucesso destas aeronaves mais antigas sustenta-se em mísseis para lá do alcance visual e plataformas de radar aéreo que vetorizam a intercepção a grandes distâncias. 

The Many Sides of Erik Satie: Recordar o compositor que, mais famoso pelas suas Gymnopédie, tem uma obra complexa e inovadora. 

The Israel-Gaza tragedy and Europe's responsibility: A impossível impassibilidade com que nós europeus contemporizamos com um governo israelita genocida tem as suas raízes na história recente da Europa. Mas o reconhecer os erros do passado não deveria ser carta branca para crimes de guerra. 

Ainda estamos todos com os olhos em Gaza? E quem comanda o que vemos?: Desinformação fou algo que sempre existiu, a diferença hoje está na forma rápida e amplificada como nos chega através de paisagens mediáticas fragmentadas, onde as redes sociais são o meio privilegiado de contágio. 

Israel gains formal justification for Iran strike: Somar as parcelas de uma equação preocupante - um governo genocida cheio de vontade para alargar a guerra, uma administração americana de tendências fascizantes que começa a precisar de encontrar meios de afastar os olhares sobre o desastre que está a ser as suas políticas (desde as tarifas às deportações em massa), e uma guerra a apelar ao patriotismo é algo que lhes faria imenso jeito. Antes desta nota, há que recordar que os EUA já começaram a retirar pessoal não essencial das suas embaixadas no médio oriente, e a reforçar militarmente as suas forças na zona, com desvio de materiais destinados à Ucrânia que agora irão equipar militares americanos. Claramente algo está a preparar-se. 

Israel’s Bold, Risky Attack: Confesso que esperada que se passassem semanas, ou talvez dias, até ao expectável ataque israelita. Na verdade, foram horas.

The Wet History of Media in the Bathroom: Traços da publicidade que nos convenceu a levar música para o chuveiro.