Paul Rossi, used in the 1963 kid’s book We Land on the Moon: Aventuras do futuro.
How Leni Riefenstahl Hid Her Complicity With Hitler From The World: A mais polémica das cineastas europeias não era, conforme sempre afirmou, uma inocente esteta apanhada pela necessidade de trabalhar no regime nazi. Foi apoiante e interveniente.
Preferia Não o Fazer: Bartleby, de Melville, como um precursor quer do modernismo literário, quer do caráter depressivo da cultura laboral.
BANG! 37: Constante como sempre, a revista Bang! está de volta para nos desafiar à leitura.
Tolkien Against the Grain: É uma clivagem clássica - a FC como mais de esquerda, pelo seu foco no progresso e utopias, a Fantasia como de direita, com o seu pendor para o tradicional, o elitismo das aristocracias.
Banda desenhada em Beja: Está de regresso, e pergunto-me, será que é este ano que consigo ir?
Os caminhos sinuosos de The Butcher of the Forest: A riqueza da literatura fantástica não-euro/americanocêntrica.
Japanese poster for Suspiria, 1977: A estética do terror.
Spain is about to face the challenge of a “black start”: Recordar o apagão ibérico, e os métodos para reiniciar a rede elétrica, com o arranque faseado das centrais e a sua sincronização de fase (desconhecia totalmente este aspeto da produção e distribuição de energia).
Drawing Machines (x20) Collection: Uma coleção de projetos de robots desenhadores. Para inspirar!
La razón por la que la electricidad tardó más de 15 horas en restablecerse al 100% en España: el temido "black start": Nestes últimos dias, ficámos a saber mais do que imaginaríamos sobre a complexidade dos sistemas de geração e distribuição de eletricidade.
Mining Bitcoin Is Now Actively Losing Money: Não por causa de subidas dos custos energéticos, mas porque o criptoativo está a atingir os limites pré-estabelecidos. E esta observação? Certeira sobre a promessa das crypto, e a sua realidade: "After more than a decade of libertarian fanfiction, we’ve arrived at the inevitable punchline: Bitcoin is now an unprofitable energy sink that primarily benefits a handful of crypto oligarchs".
Lonely Boomers Are Doomed Now That Scammers Are Using AI Filters to Make Themselves Look Like Beautiful Women: Diga-se que este tipo de vigarices sempre existiu, os predadores que se aproveitam dos mais néscios, daqueles que pela idade navegam com dificuldade no mundo contemporâneo, ou aquele clássico dos homens que desligam o cérebro mal vislumbram um lampejo de pele feminina. O que a internet trouxe foi o aumento exponencial destes crimes, e a IA generativa é uma excelente facilitadora.
El mundo parecía no estar preparado para el fin del efectivo. El euro digital deja claro que sí: No ambiente pós-apagão podemos pensar que o dinheiro digital apresenta fraquezas fundamentais, mas se os protocolos estiverem pensados para transações offline, o caso muda de figura.
Freepik releases an ‘open’ AI image generator trained on licensed data: O interessante é a empresa afirmar que não pretende libertar um modelo de excelência, mas sim um que garante respeito pelos direitos de autor.
Zuckerberg's AI Has Reportedly Been Horrifically Inappropriate With Children: Claro que a IA da Meta, aqueles bots com que os techbros acham que queremos falar, não está minimamente preparada para públicos mais jovens. Isso é um padrão - já há muito que se sabe que o Instagram é território farto para predadores sexuais, com a complacência da plataforma.
AI and 3D printing from Hugging Face: Um cruzamento interessante - IA generativa e robótica, sempre em opensource.
This 1987 Prediction of What Technology Would Be Like Today Will Make You Gasp and Wheeze: Bem, mas estes preditores não se estavam a levar muito a sério. A ironia é que se os gadgets nos parecem datados e ridículos, as tendências são atuais e caracterizam a tecnologia de hoje, desde a ideia de estar sempre ligado a receber informação a levar o trabalho conosco.
NotebookLM, the acceptable face of Google AI, is getting an app in May: É talvez o melhor serviço de IA generativa que conheço, concebido não para ser generalista, mas sim focado nos documentos de quem o utiliza, e por isso muito útil para análise documental. É também a quintessência daquela ideia do Zittron: uma IA verdadeiramente revolucionária para aqueles cujo dia a dia é passar da análise de documentos à leitura e resposta a emails. O interessante, é a forma como assume que é mesmo para isso que serve, que é coisa rara no panorama de deslumbramentos excessivos que contamina a IA generativa.
Time saved by AI offset by new work created, study suggests: Sobre as supostas eficiências trazidas pela IA, em parte pelo trabalho que dá verificar se o que fazem bate certo, ou não.
Mark Zuckerberg Thinks You Don't Have Enough Friends and His Chatbots Are the Answer: Quão insensível se tem de ser para achar positiva a ideia que algoritmos artificiais controlados por empresas são fundamentais para as relações humanas? A sociopatia disto fica patente aqui: "But if you think something someone is doing is bad and they think it's really valuable, most of the time in my experience, they're right and you're wrong. You just haven't come up with the framework yet for understanding why the thing they're doing is valuable and helpful in their life". Este argumento é absurdo, e aberto a todos os abusos. Mas, hey, o que interessa é enriquecer, e já nos foi demonstrado que se é preciso danificar a sociedade para ficar mais rico, esta gente nem hesita.
Consejos configurar tu móvil para alargar la duración de su batería: tanto en un apagón como si estás fuera de casa sin enchufe: Bons conselhos para gestão de energia em momentos de crise.
Satya Nadella says as much as 30% of Microsoft code is written by AI: Isto explica porque é que estou constantemente a levar com um CoPilot que não uso no meu pc, mas o utilitário de visualização do Windows falha três em cada quatro vezes em que uso a sua ferramenta de rotação de imagens.
We Need to Talk About AI’s Impact on Public Health: Usos de IA que poderão ser uma mais valia para a saúde.
Yanks–Give Them Hell!: Palpitações clássicas.
How Demonology Won the 2024 Election: O contaminar da política mainstream pelo extremismo religioso dos evangélicos. Convém, por cá, ter atenção aos escroques que manipulam os mais néscios com uma ideologia religiosa obscurantista, antiliberal, anti-ciência e, enfim, contra os mais basilares princípios humanistas. Movimentos que são perfeitos para o aproveitamento por parte de políticos ambiciosos e sem escrúpulos.
I Just Got Into Harvard. My MAGA Grandparents’ 6-Word Reaction To My Acceptance Devastated Me.: Isto - "If I’m your political statement first and a daughter, granddaughter, neighbor, student, and friend second, something is broken". Um texto que, dado o crescimento do extremismo obscurantista conservador de direita que assistimos também aqui na Europa, nos deve servir de aviso. É notável não só pelo lado sentimental, mas por descrever os efeitos a médio prazo na mentalidade das pessoas, da monocultura mediática do consumo de canais de TV e rádio extremistas (ao qual podemos hoje juntar as plataformas web).
Leituras da Semana (#64 / 28 Abr 2025): Destaco esta observação do João Campos, espelha na perfeição algo que também já compreendi - " é fascinante notar como as análises políticas mais pertinentes destes meses surgem não na imprensa mainstream, mas em meios especializados como a The Verge, a Slate ou a Wired. Há aqui uma certa demissão do jornalismo tradicional que não augura mesmo nada de bom".
O Museu Ibérico da Máscara e do Traje (Iberian Museum of Masks and Costumes) in Bragança, Portugal: Uma boa introdução às estéticas e raízes históricas das algo arrepiantes, e muito pagãs, tradições carnavalescas da raia transmontana/extremenha. E se acham os nossos caretos arrepiantes, notem que os trajes da região de Zamora, que podem descobrir neste museu, são verdadeiramente assustadores.
Entre o “pensei que era a guerra” e o stock de rádios esgotados: o comércio de imigrantes que salvou o apagão lisboeta: O novo comércio de bairro, as lojas de imigrantes que se tornaram essenciais no dia em que o sistema paralisou.
This Is the Way a World Order Ends: De facto, sente-se que estamos a viver o colapso da ordem liberal ocidental, assolada pela combinação de neoliberalismo ganancioso com o velho autoritarismo, que sempre foi endémico nalgumas partes do mundo.
Your Children’s Children Will Die in Our Factories: Está cada vez mais clara a visão que anima os extremistas conservadores que tomaram conta do governo americano - um desmontar de tudo o que o humanismo e liberalismo construíram, a reversão da ideia de prosperidade e vida digna para todos. A reversão dos direitos mais elementares, subjacente à ideia que uma população empobrecida e tornada ignorante não terá a capacidade ou a vontade de criticar ou rejeitar as imposições desta oligarquia: "Men will not be allowed in women’s spaces and women will not be allowed in men’s spaces. Women will be tradwives and will be paid $5,000 have babies. Those babies will not have parents who can afford to buy them 30 dolls, they will have two dolls instead, and they will like it. The boys will not have any dolls, though. The rich and powerful will stockpile supplies because they know the impacts of their policies. You will not buy breakfast at McDonald’s as a treat. Your friends will be AI chatbots. Your therapist will be a chatbot. You will pay massive tariffs to try food from other countries. You will work in the factory. You will not own the factory. They will own the factory. You will die at the factory. Your kids will learn about AI at the technical college, and then they will work in the factory. Your kids will not own the factory. Their kids will own the factory. Their kids will go on Fox News and tell you that they have created good jobs, patriotic jobs. American jobs, not Chinese jobs. Jobs that your kids and their kids and their kids' kids can work at until they die. Your kids will repair the air conditioning. Your kids will screw in the screws. Your children's children will move the robot arms, like their father and grandfather did before them". É só na américa, pensam, complacentes? Desenganem-se, e recordem-se que vivemos num país onde as nossas elites conservadoras são ativamente anti-progresso e gostariam muito de ver regressar o tempo em que os pobres lhes tiravam, respeitosos, o boné na rua.
What Is Fascism?: Está de volta, em força, e temos de rever e atualizar as definições.
El Tempest europeo quiere desafiar al F-35: su futura baza estará en dos cartas clave que prometen cambiar el combate aéreo: O problema desta alternativa europeia à aviação avançada norte-americana é que ainda está em desenvolvimento. Mas tem se ser feito. A desintegração da ordem global obriga à independência tecnológica.
Leituras da Semana (#65 / 05 Mai 2025): De facto, o que aconteceria se cem humanos defrontassem um gorila é uma das questões prementes do nosso tempo. Infelizmente, o que o João regista nas outras leituras que destaca, a prática late stage digital enshitificated capitalism de esvaziar nomes sonantes dos media para fazer render como content farms até ao esgotamento total é, hoje, uma prática tão banal que o que nos surpreende é quando isso não acontece.