domingo, 8 de junho de 2025

URL

 


















Pan Am 707 profile
: Voos retro. 

The Best Stephen King Books, recommended by Hans-Åke Lilja: Livros de um autor incontornável. 

Dia Mundial do Livro: as melhores bibliotecas digitais do mundo: Repositórios de leitura digital, a incluir aquele que é do meu ponto de vista dos melhores projetos de preservação cultural, o Adamastor. 

The Book of Love – Kelly Link: O regresso da discreta veterana às edições. 

Mentes unidas a través del tiempo gracias a los libros: Sim, é isto, a sensação de entrar na mente e nas ideias daqueles que viveram noutros tempos. Por vezes, de um tempo verdadeiramente milenar, que é parte da sedução de ler e reler Homero ou o Épico de Gilgamesh. As pessoas tornam-se pó, as suas palavras e pensamentos perduraram. 

My Near-Future Dystopia: Um escritor enfrenta o facto da sua distopia ficcional, um livro sobre hipervigiliância e abuso de autoridade que escreveu como crítica à recolha excessiva de dados por parte das empresas e governos, se estar a tornar dolorosamente real no corrente clima político norte-americano. 

Infidelidades Extraordinárias: O Edgar Allan Poe de Roger Vadim, Louis Malle e Federico Fellini: O deleite das tropelias que as adaptações cinematográficas fizeram às obras do clássico do terror. E, confessem, o gozo está mesmo na forma como os realizadores deturpam o texto original, ou o levam por outros caminhos, ou escavam ainda mais a fundo o que nele é aflorado. 

The Best Novels by Spanish Authors, recommended by Richard Village: Literatura espanhola, em destaque no Five Books. 

Oscars Voters Are Now Supposed To Actually Watch The Movies They Vote On: Ok, confesso que também não esperava que os membros da academia de cinema não se dessem ao trabalho de ver os filmes em que votam. Mas, elementos da indústria de Hollywood que nem sequer olham para o que sai de lá? Diria que isso explica muito sobre o estado geral dos filmes, que nos últimos tempos tem sido um dilúvio de mediocridades.

Revisiting iZombie, 10 years later: Confesso que sempre gostei mais dos livros, com Roberson e Allred no seu melhor, mas a série também teve bons momentos.

Should We Be Freaking Out So Much About Hollywood’s Potential Death Spiral?: Não. Aliás, está na hora de nos libertarmos desta opressiva americanização da cultura pop, e recordar que só na Europa, temos diversidade e qualidade quanto baste. Quanto mais no resto do mundo.

Nostromo bridge design by Ron Cobb - Alien 1979: Porque no espaço, não se ouvem os gritos. 

Books Have “No Economic Value” Claims Meta: A pobreza intelectual deste argumento é confrangedora. E sublinha a visão essencial sobre a IA Generativa - serve para gerar conteúdo, não significado. É assim que é vista, e a cultura humana não passa de dados para enfiar nesta imensa máquina de encher chouriço. 

Super Negligência: Um desmontar do intelectualismo bacoco que sustenta o deslumbramento com a IA. 

Payment Processors Force AI Site Civitai to Remove Incest and Diapers: A IA generativa é campo fértil para as mais abjetas taras humanas. 

Seeing AI as a collaborator, not a creator: Destaco isto - "All of which is to say I think that AI can be, will be, and already is a tool for creative expression, but that true art will always be something steered by human creativity, not machines". 

4chan may be dead, but its toxic legacy lives on: Houve um tempo em que moot, o fundador do 4Chan, foi entrevistado na Wired como um paladino da internet. E confesso, lurkei pelos recantos da infame /b board, mas depressa percebi a elevada toxicidade. O anonimato libertou as piores pulsões, o não dar a cara encorajou as piores atitudes. A cultura tóxica online, amplificada pelas plataformas sociais, nasceu na /b. Não deixa de ser irónico ler esta elegia crítica na Wired, a mesma plataforma que em tempos mais tecno-utopistas elogiou o grande potencial do 4Chan. 

Students Are Being Punished Based on Flawed AI Models. This Is the Future We Are Facing: Um clássico exemplo de o problema não é a IA, mas sim alguém em lugar de poder usar estas ferramentas imperfeitas passando por cima das mais elementares considerações éticas. 

Ordenadores históricos conservados como en una cápsula del tempo: Preservação digital da memória histórica da computação. 

It seems like most Windows users don't care for Copilot: Para surpresa de ninguém, mas aparentemente a Microsoft ainda não aprendeu que se quer convencer as pessoas a usar os seus produtos, enfiá-los á força em atualizações que não pedimos não é o caminho certo. 

AI Executives Promise Cancer Cures. Here’s the Reality: Um belíssimo desmontar de um dos mais perigosos deslumbres com as capacidades da IA, a promessa que é graças à IA generativa que iremos descobrir a cura para o cancro. Notem que os cientistas não rejeitam as ferramentas de IA, em especial no que toca à análise de dados. 

Why are companies lining up to buy Chrome?: Numa única palavra: dados. Sendo o navegador com maior penetração de mercado, não é difícil perceber o poder que dará o acesso aos dados agregados dos seus utilizadores. Desde padrões de pesquisa a dados armazenados pelo próprio navegador. 

New Android spyware is targeting Russian military personnel on the front lines: Técnicas de ciberguerra. 

Wait, how did a decentralized service like Bluesky go down?: Resposta simples - porque o serviço não é descentralizado. Apesar de usar um protocolo descentralizado, clone do ActivityPub que sustenta o Fediverso, praticamente toda a rede Bluesky é suportada pelos servidores da empresa. Apesar de o possibilitar, não tem a fragmentação do Fediverso, que une miríades de servidores (que são em si micro-redes sociais, ou macro no caso dos maiores como o Mastodon). E isto sublinha bem que o Bluesky não é a rede social aberta que afirma ser, é na verdade mais uma gaiola dourada sustentada de uma empresa. 

Renault y Geely tienen un motor para convencer a los indecisos del coche eléctrico. El secreto es que es de combustión: Como dono de um híbrido, e contentíssimo por isso (mantenho a liberdade e alcance da combustão, com a poupança do elétrico, conduzindo com cuidado consigo médias de 40% elétrico em autoestrada e 80-90 em urbano), fiquei curioso com esta alternativa, uma motorização elétrica que utiliza o motor de combustão não para força motriz, como o híbrido tradicional, mas para carregar as baterias e estender a sua autonomia.

American Panopticon: A combinação muito perigosa de captura indiscriminada de dados, empresas e agências que os capturam, e um governo a resvalar para o fascista.

Uber Is Being Accused of Something Incredibly Sleazy: Leiam este artigo sobre as más práticas da Uber para extorquir os seus clientes. E depois recordem-se daqueles que por cá, dizem que as leis europeias que visam precisamente combater estes desmandos são um empecilho ao desenvolvimento.

The Shadow Over Innsmouth: Medos antigos. 

DHL halts international deliveries to US consumers worth over $800: Os desvarios políticos dão nisto, um atrofiar do livre comércio global. 

4,000 fragments of 2nd c. wall paintings found in Roman villa in Spain: Um puzzle desafiante, mas que trará mais um vislumbre da beleza do passado romano. 

The Next Terrorist Attack: Um ensaio arrepiante que demonstra como a combinação de políticas de depredação com lideranças de assinalável burrice está a enfraquecer a capacidade de segurança americana, e como isso trará inevitavelmente oportunidade para atentados terroristas. Mas talvez enfraquecer seja um dos objetivos da administração Trump, minando os serviços de informação e segurança na esperança de vir a ter um momento incêndio no Reichstag, e com isso subverter ainda mais a legitimidade democrática no país. 

The weight of a Dakota, the rampant good looks (and handling) of a rhino on heat: Não é uma daz formas mais lisonjeiras que já li para descrever uma aeronave, mas bolas, deu imensa vontade de rir. 

For Scale: Os nefastos enganos de uma mundividência baseada na frieza dos números. 

The Atomic Bomb Considered As Hungarian High School Science Fair Project: De facto, se olharmos para a ciência que modelou o século XX, dos átomos à computação, vemos uma curiosa prevalência de uma geração de matemáticos e físicos todos saídos das mesmas escolas, no mesmo país, mas que fizeram carreira nos Estados Unidos. De Teller a Von Neumann, a importância dos matemáticos húngaros foi seminal. 

El coche más caro de la historia nunca superó los 17 km/h: es literalmente de otro mundo: Recordar a historia do rover lunar, um pináculo da engenharia, concebido para caber no esparso volume das naves Apollo e permitir aos astronautas deslocar-se na Lua. 

Conflito nuclear NATO vs Pacto de Varsóvia – Tácticas e Dilemas: Um espectro da guerra fria, que não parece ter perdido a atualidade. 

"Uno de los fenómenos más extremos de la historia": los meteorólogos están consternados ante la ola de calor de África y Asia: Sinais de que o planeta não está bem. Que terão repercussões geopolíticas imediatas. 

The FBI arrested a sitting judge for ‘obstruction of justice’: Confesso, nunca imaginei ler uma notícia sobre a força policial de um estado democrático ser usada para amedrontar juízes, no contexto de um governo de alucinados que está a forçar uma deriva autoritária. 

25 de Abril: É vergonhoso da minha parte, mas creio que nunca participei nestes desfiles (o facto de ter uma vida de um certo nomadismo que se passa no eixo A8, autoestrada da qual sou cliente habitual, não ajuda). Mas recordo ir, muito novo, pela mão do meu pai, até á Alameda nos 25 de abril e 1 de maio dos anos 80. Recordo o ambiente de festa e a Alameda pejada de bandeiras vermelhas a adejar ao vento. Na altura, não achava muita piada a isso. Agora, sei que é uma memória fundamental da vida, e da nossa história. 

Pluralistic: The enshittification of tech jobs (27 Apr 2025): É sempre bom recordar que as relações laborais são, acima de tudo, uma guerra de classes. E retiro esta expressão, excelente: ""Vocational awe" describes the feeling that your work matters so much that you should accept all manner of tradeoffs and calamities to get the job done. Ettarh uses the term to describe the pathology of librarians, teachers, nurses and other underpaid, easily exploited workers in "caring professions."".

Spotter Captures F-117’s Return to Area 51: Não é novidade que estas aeronaves tenham voltado ao ativo, mas é sempre interessante quando temos um vislumbre delas.