It's Full of Stars: Futurismos clássicos.
The Best Vampire Books, recommended by Grady Hendrix: Encontramos aqui os suspeitos do costume, exceto o clássico de Stoker, mas esse é por demais conhecido. E, também, algumas novas visões sobre um género centenário mas marcante.
Public Domain Books: Algumas sugestões de leituras em domínio público, ou seja, clássicos da literatura.
HP LOVECRAFT: AGAINST THE WORLD, AGAINST LIFE, Michel Houellebecq: Regresso ao já clássico ensaio do polémico escritor francês sobre a vida e obra do bardo de Providence.
A Trilogia Nikopol: Uma bem vinda reedição de um dos grandes clássicos da BD francesa, e o regresso de Bilal aos leitores de BD.
5170) Meu artista me decepcionou: De facto, não há ódio quanto o de um fã que se chocou com o caráter do seu autor favorito. Se bem que, no caso de Gaiman, a gravidade das suas ações é tal que, por muita abertura de espírito que tenha, dificilmente o conseguirei reler desassociando a elegância literária da monstruosidade da pessoa.
O Filho Renegado de Steven Spielberg: Um filme de terror obscuro, realizado em modo tarefa por Spielberg.
The Amazing Space Exhibits at London’s Science Museum: Há dois espaços deste museu que nunca me canso de visitar - a área espacial, com artefactos e maquetes que mostram a aventura da exploração espacial, e o pequeno mas bem recheado museu aeronáutico que está no terceiro piso.
‘Book Boyfriends’ and ‘Shadow Daddies’: the men cashing in on romantasy: Hey, há que admirar esta inversão do clássico conceito de male gaze - homens objetificados e admirados por conseguirem encarnar personagens da tendência literária de romântico-fantasia.
70sscifiart: Ron Cobb’s concept designs for Alien: Ícones.
Arduboy creator says his tiny Game Boy won’t survive Trump’s tariffs: Num mundo onde as redes económicas estão integradas à escala global, o protecionismo ignorante das tarifas trumpistas prejudica, acima de tudo, os que mais têm a perder.
El Bombardier Global 8000 se prepara para entrar en servicio: será el avión civil más rápido del mundo desde el Concorde: Um jato privado que se distingue pela sua elevada velocidade de cruzeiro normal, e alcance intercontinental.
Is there a ‘right’ way to use AI in art?: Sim, imensas, experimentais ou mais maduras. A maneira errada é a ia da prompt, do copiar estilos e achar-se criativo com isso.
The Prado Uses A.I. to Decode the Crowds in Its Most Populated Paintings: Uma intrigante aplicação de IA nas humanidades, ajudando a conhecer melhor as iconografias do acervo do museu.
The Amount Amazon Is Actually Making on AI Will Make Your Eyebrows Raise Dramatically: Uma tecnologia que dá prejuízo, cuja utilidade está muito aquém da promessa revolucionária.
ChatGPT is transforming LinkedIn users into really dull dolls: A tirania da mediania, ou o gosto das multidões em imitar a mediocridade em nome de sentimentos de pertença.
Generative AI is learning to spy for the US military: As capacidades de análise documental multimodal dos LLMs estão a ser aplicados à incessante busca de inteligência e informações militares.
The Colors Of Her Coat: Há ensaios que nos deixam a pensar. Este é um deles. Pegando na história da cor azul, de pigmento raríssimo a algo fácil de aplicar, fala-nos da banalização trazida pela sobreexposição cultural. Algo que a IA Generativa tem agudizado de forma tremenda, com a facilidade com que replica estilos e estéticas. Um apocalipse semântico, onde a criatividade se vê reduzida ao estilismo, banalizada por saturação e uso indiscriminado feito por leigos que anseiam por sentir uma capacidade criativa que nunca tiveram (e, por muita IA que usem, não terão).
How AI can help supercharge creativity: Debater se a IA faz arte é estéril, é uma ferramenta. Podemos usá-la para regressões à mediania medíocre, banalizando as estéticas em trends fugazes que se apropriam das estéticas dos criadores. Mas também a podemos dominar enquanto ferramenta de expressão criativa.
Robert McCall The Black Hole (1979): Fugas estéticas.
3D Scan of Titanic Wreck Uncovers Heroic Sacrifices During Ship’s Final Moments: A capacidade da fotogrametria para o estudo profundo do passado.
Ukrainian F-16s Fly Every Day, Says EUCOM Chief: A eficácia desta já clássica aeronave, em evidência no conflito ucraniano.
Uma representação de Portugal em LEGO bate recorde do Guinness: Já tive oportunidade de visita a Brickopolis, e é de facto uma coleção extraordinária. O diorama que forma o seu espaço central é um mimo, cheio de detalhes e pormenores inesperados.
‘On Falling’ é um tributo aos emigrantes que o país mediático quer esquecer: Filme que tenho de ir ver, e suspeito que não será uma visualização fácil, abordando a alienação do indivíduo face à necessidade de sobrevivência num mundo algoritmizado pelos engenhos do capitalismo terminal.
A Closer Look at Scaled Composites’ Proteus and Sierra Experimental Aircraft: Vale sempre a pena ver o que a Scaled Composites congemina, são aeronaves que expandem os limites da aeronáutica.
Living in interesting times: Stross a analisar com a sua habitual presciência a corrente situação americana. Que assusta muito, especialmente ao ver a facilidade com que algumas instituições ligadas à segurança se esforçam por acomodar este óbvio resvalar fascista (entre as detenções sem razão de turistas, impedimento de entrada no país de cientistas que publicaram em redes sociais críticas ao presidente, ou o questionário que perguntava a universidades portuguesas se tinha políticas de inclusão ou ligações ao socialismo). A única hipótese de recuo neste desmantelar de uma democracia, e de uma ordem global, parece estar na forma particularmente idiota como estão a gerir a economia, tão desastrosa que os oligarcas bilionários estão a ver-se no mesmo barco com os comuns mortais.