You Can’t Buy Eternity: Do surrealismo inesperado na FC.
Leituras da Semana (#35 / 07 Out 2024): Nesta semana, o João olha com imensa atenção para o fandom tóxico. Algo que sempre existiu, mas que com os espaços digitais e redes sociais foi potenciado a níveis estratosféricos.
Lançamentos: Clássicos da Literatura Portuguesa em BD: #9 Crónica de D. João I + #10 Maria Moisés + Dorian Gray: Estou muito curioso com o trabalho do Filipe Abranches na Crónica de D. João I. Nas imagens que partilhou, o esquema de cores fez-me recordar um tipo de iconografia que vi em livros de história com o design modernista português dos anos 60.
Private Snafu: The World War II Propaganda Cartoons: Coisas muito politicamente incorretas.
Six Books for People Who Love Movies: Livros de, sobre, à volta e na estética do cinema.
Qué estamos leyendo en Xataka: una selección de libros para dar la bienvenida al otoño: Leituras sugeridas são sempre interessantes de explorar, e esta lista traz o último livro de Barker.
Uma Órbita: Parabéns ao mecânico que mete o sobreiro a mexer, e cá estaremos para mais um ano de partilhas, e discussões a ritmo lento.
Ice Cream Man #43 Adds Jeff Lemire, Geoff Johns, Zoe Thorogood: Suspeito que será este o momento em que deixo de seguir esta brilhante série. Não que seja avesso a mudanças, mas neste caso, o que tornava Ice Cream Man era o experimentalismo da equipa criativa. Quem agora pega neste título, tem indubitáveis provas de excelência, mas também tem a sua própria voz.
I Survived MEGALOPOLIS And All I Got Was This Weird Time Disease: Estou mortinho por ver este filme, e já percebi que não vai ser uma experiência fácil. E, pelo ruído de desapontamento que corre online, é pelo menos algo a que o fã médio de FC e fantástico foi desabituado, graças à constante dieta de mínimo denominador comum que os estúdios e os canais de televisão tanto apostam - um filme que obriga a puxar pelo lado intelectual. Ou seja, será um filme maldito: quem aprecia cinema de autor não aprecia a incursão num género como a ficção científica, que a intelligentsia considera um charco fétido; e quem é fã de FC não vai levar com as sucessivas sequências de ação e perseguição, vai mesmo ter de pensar para apreender o filme.
Doctor Who: The Show's Best Monsters/Villains & Their Iconic Looks: Só mesmo os ingleses para enfiar um desentupidor e uma batedeira num saleiro, e tornar isso num dos monstros mecânicos mais icónicos da história da FC.
Best Biotech Sci-fi: Leituras de FC onde a biotecnologial é o elemento central para a narrativa e mundo ficcional.
A preliminary study for a paperback cover by Jack Gaughan for Ace: Fantástico retro.
Meta is bringing AI-edited video ads to Facebook and Instagram: Ah, mesmo aquilo que precisávamos. Mais AI sludge a entupir as redes sociais.
Why Electric Trains Sound The Way They Do: Provavelmente nunca se perguntaram, mas neste vídeo podem ficar a saber tudo sobre os diferentes sons que os motores elétricos dos comboios fazem, e porquê.
Archive.org, a repository of the history of the Internet, has a data breach: Não me surpreenderia se fossem consequências do processo movido por editoras contra esta instituição fundamental da cultura digital.
Who Owns the Copyright for an AI-Generated Artwork?: É uma questão de resposta complexa, dependendo da ferramenta. Se houver personalização do modelo, diria que os criadores devem ter esse direito. Agora, afinando prompts no midjourney? O resultado final só é possível graças à forma como o algoritmo remistura o incontável trabalho de gerações de artistas.
The Most Sought-After Travel Guide Is a Google Doc: Como é que se combate a prevalente tirania das sugestões de influencers e wannabe influencer, sempre dispostos a promover o mais banal e comercial como experiência única, mas que na verdade defrauda as massas que os seguem. A alternativa, é grass roots, é a autenticidade de quem apenas partilha o que experimenta, sem interesses ulteriores. Esta tendência é uma reação à hiper comercialização.
Apple’s New AI Summarized a Series of Breakup Texts in the Most Brutal Way Possible: O cerne desta questão está no próprio artigo - "are there some conversations that simply shouldn't be auto-mediated by a chatbot?". Se acham que a resposta é não, sugiro que analisem bem o conceito de humanismo. É tentador usar uma barreira que nos proteja emocionalmente de momentos difíceis, mas isso diminui-nos enquanto pessoas.
Sex bomb: The collateral damage of OnlyFans’ explosive success: Confesso que nunca percebi porque é que um site que é tão obviamente de proxenetismo, e que se apregoa como um defensor do empoderamento feminino (suspeito que qualquer pessoa com um mínimo de dois dedos de testa se pergunta como diabos é que vender o acesso sexualizado ao corpo é um progresso de empoderamento, autonomia e respeito feminino) tem tanta latitude na forma como é publicamente encarado.
The Future of Spaceflight: O futuro próximo da exploração espacial, das naves capazes de colocar humanos em órbita à exploração robotizada do sistema solar.
France Announces Development of Rafale F5 With New UCAV And Nuclear Missile: Os franceses continuam a fazer evoluir o seu já excelente caça, e procuram incorporar aeronaves autónomas de combate emparelhadas com caças tripulados.
In a rare disclosure, the Pentagon provides an update on the X-37B spaceplane: Bem, mas não esperem ficar a saber o que é que a nave anda a fazer em órbita, apenas que está a testar manobras de aerofrenagem. Sobre o conteúdo das missões deste vaivém não tripulado, mantém-se o secretismo.
TikTok executives know about app’s effect on teens, lawsuit documents allege: Isto não é de todo surpreendente, e os mecanismos de adição incorporados na app não lhe são exclusivos, são a prática em todas as redes sociais. Estas empresas enriquecem cativando a nossa atenção, e não olham a meios para o fazer. É por isto que me choca o corrente pânico moral sobre o uso do telemóvel. Está exclusivamente focado em colocar o ónus moral sobre os utilizadores, enquanto nos passa totalmente ao lado o comportamento predatório das empresas que desenvolvem aplicações para telemóveis, usando intencionalmente mecanismos que viciam os utilizadores, de forma aberta e bem conhecida.
Sunday Read: Series: "A Mythological Odyssey Through Technology": The Oracle of Delphi and Predictive Analytics – #3: Muito certeira, esta ideia da IA como o oráculo de Delfos da atualidade.
War Declared!: Histórias da história.
El coche eléctrico de Volkswagen no será alemán ni de Volkswagen: venderlo por 20.000 euros es imposible en esas condiciones: Inesperada, esta ideia que a Alemanha se iria opor a medidas protecionistas europeias face aos automóveis elétricos chineses. A razão? Muitos dos que as marcas alemãs vendem são fabricados na China.
Antarctica Isn’t Supposed to Be This Green: As colinas verdejantes da Antártida, ou os efeitos do aquecimento global a fazerem-se sentir.
UE E DE HAVILLAND CANADA FECHAM ACORDO DOS NOVOS CANADAIR: E, o curioso da notícia é saber que também teremos estas lendárias aeronaves ao nosso serviço.
The Origin Story of Reality TV Is Funny, and a Little Fascist: Não há aqui grande surpresa. Programas que se comprazem com o espetáculo da degradação humana têm muito pouco de progressista.
Una de las islas más remotas fue tomada hace 60 años por Reino Unido y EEUU. Desde entonces, lo que pasa allí es un secreto: Um olhar para o BIOT, cujos habitantes foram expulsos para dar lugar a uma base americana, e que ganharam recentemente o direito de regressar ao seu antigo território.~
El día que España casi recupera Gibraltar: una llamada de Franco a Hitler cambió la historia en el último minuto: Um e se… que nunca aconteceu. Franco nunca se uniu ao Eixo, talvez mais porque sabia que a Espanha acabada de sair da guerra civil não tinha a capacidade de entrar numa aliança bélica. Mas se o tivesse feito, a história da II Guerra teria sido diferente, e dadas as inclinações franquistas para com o nosso território, também nos afetaria.
Breaking News: Ukrainian F-16 Fighter Wins First Air-to-Air Fight Shoots Down Russian Su-34: Os clássicos F-16, a mostrar o que ainda valem e a fazer os estragos certos nos céus ucranianos.
La Edad Media tiene fama de ser un período oscuro. Hasta que descubres los nombres que tenían para sus mascotas: É sempre bom saber que os nossos antepassados medievos também adoravam os seus cães.