quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Almanaque Steampunk


(2022). Almanaque Steampunk. Oeiras: Divergência.

Tendo tido o seu ponto alto nos primeiros anos do século XXI, o movimento literário e estético steampunk tem perdido, nos tempos mais recentes, o seu vapor. 

Perdoem-me, mas tinha de fazer esta piada seca. 

O momento de ribalta do steampunk já passou, claramente, mas os fãs mais empedernidos ainda o mantém vivo com festivais, iniciativas, grupos de cosplayers e edições com a deste Almanaque, que por cá já é uma tradição literária. Ainda bem que isto acontece, são os fãs que dão vida, riqueza e diversidade às várias vertentes do Fantástico. 

Esta, que é a mais recente edição de um livro que se tornou um clássico do Fantástico Português, mantém a estrutura dos anteriores almanaques, coligindo ficção curta, notícias imaginárias, ilustração e banda desenhada, sempre à volta do vitoriano passado imaginário em que a tecnologia a vapor e a automação de mecanismo de relógio nos dariam um mundo retro-futurista repleto de autómatos, dirigíveis, e mega-cidades de arquitectura fin de siécle.

É, como os anteriores, um mergulho divertido na estética steampunk, com os expectáveis variados graus de qualidade literária, dado o grande conjunto de criadores que a antologia reúne. É interessante ler as explorações deste imaginário, com particular destaque para a ficção, com contos curtos muito bem conseguidos.